O mês março é bem especial para os artistas teatrais, pois se comemora o dia do teatro, 27 de março. Para celebrar esta data, A Outra Companhia de Teatro vem realizando várias ações com apresentação do seu repertório (Sertão e Sobejo) e inicia no dia 21 de março o Ciclo de Leituras Dramáticas.
O primeiro texto a ser lido é Stopem, Stopem (21), compilado de textos de João Augusto, fundador da Companhia Teatro dos Novos, grupo criador do Teatro Vila Velha. O encontro ocorrerá na Casa d’A Outra, localizada no Centro Comercial Politeama, número 114, às 20h.
Com o propósito de realizar um intercâmbio com grupos baianos, A Outra Companhia convidou o Coletivo COATO, sob a provocação artística do diretor Marcus Lobo, para realizar a leitura de Stopem, Stopem.
Nos meses de abril e maio, ocorrem mais duas leituras com os textos A Bofetada, da Cia Baiana de Patifaria, e Cabaré da Raça, montagem de sucesso do Bando de Teatro Olodum.
De acordo com Roquildes Júnior, integrante d’A Outra, a ação tem como objetivo intercambiar poéticas, estéticas e dramaturgias de grupos, coletivos e companhias baianas contemporâneas. Quanto aos textos, a escolha partiu da simbologia destes para a produção teatral baiana e foram construídos coletivamente por seus integrantes.
“São três textos que contam um pouco a história do teatro baiano. Essa é a nossa ideia com o projeto Enxergue!, que é de refletir sobre o teatro feito em nosso Estado. Além de prestar uma homenagem a esses grupos e artistas”, explica Roquildes Júnior.