Considerado um dos melhores de Salvador, o acarajé da Cira acaba de receber o prêmio de “Melhor Comida de Rua”, concedido pela revista Prazeres da Mesa, uma dos maiores premiações da gastronomia brasileira. Representando a famosa baiana de acarajé, sua filha, Juçara Santos, também quituteira, recebeu o prêmio na última segunda-feira (18), no Memorial da América Latina, em São Paulo.

 

Os Quiosques do Acarajé da Cira, localizados em Itapuã e Rio Vermelho, em Salvador, são paradas obrigatórias para turistas, famosos e baianos que não abrem mão de se deliciar com os famosos bolinhos, fritos no azeite de dendê, recheados com vatapá, salada e camarão seco.  Além do tradicional acarajé, as barracas também servem abarás e outras iguarias.

 

A trajetória da baiana de acarajé, Juciara de Jesus Santos, conhecida como Cira,  começou na infância, aos 12 anos, quando teve a missão de assumir o tabuleiro para garantir o sustento de seus três irmãos, após a morte da avó, a também baiana de acarajé, Odete Braz. Com a consagração de seu quiosque em Itapuã, um dos maiores cartões postais da cidade, Cira abriu mais uma unidade, em 1999, no Rio Vermelho, coração da boemia e da vida noturna na capital baiana. A quituteira é mãe de cinco filhos biológicos, além de mais cinco de criação.