Evento pioneiro de churrasco na capital baiana, o Barbeercue Salvador inova mais uma vez e apresenta o preparo de um búfalo inteiro. Serão 16 horas no fogo para garantir textura e suculência à carne.

 

“Teremos um búfalo desmanchando”, garante a chef-assadora Emanuele Nascimento, da The Butcher House, que cozinha desde os 12 anos. “Será uma operação grande. Desde a montagem do equipamento ao braseiro e, por fim, o animal assando”, pontuou.

 

Será a primeira vez, na Bahia, que um búfalo será assado inteiro. O equipamento, inclusive, está sendo desenhado exclusivamente para a empreitada. “Muitos detalhes são fundamentais para o melhor aproveitamento do animal, incluindo a seleção, o abate e a maturação, que ajuda e muito na maciez da carne. É uma responsabilidade grande em jogo e uma oportunidade enorme de mostrar, tecnicamente, como assar um animal de grande porte”, ressaltou Emanuele.

 

Os búfalos são criados aqui na Bahia, na Fazenda São José, em Amélia Rodrigues, com alimentação 100% a pasto. Normalmente, são abatidos com 18 meses, quando já pesam, em média, 16 arrobas. “A carne de búfalo é mais magra e saudável. Tem 45% menos colesterol e 55% menos calorias, além de 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais”, destacou Wendell Silveira, da Alimentos Natamme, parceira da Fazenda São José e único espaço de Salvador a comercializar a carne de búfalo.