dr-felipe-gois

Você esta ficando incomodado com aquelas linhas de expressão na sua testa, ou ainda aqueles “pés de galinha” no cantinho dos olhos? Para sua sorte, temos o maior aliado capaz de eliminar essas linhas resultantes do tempo, nosso velho conhecido o BOTOX, que nos últimos anos vem caindo no gosto dos homens em todos os consultórios médicos.

BOTOX (nome comercial da Toxina Botulinica A, fabricado pela LLERGAN) é uma maneira relativamente indolor e eficaz de acabar com rugas e sinais de expressão. A toxina botulínica é injetada no músculo e sua ação é paralisar o movimento muscular. Ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga. A ação da toxina botulínica é eficaz para amenizar rugas dinâmicas, aquelas, que aparecem quando os músculos da face estão em movimento, e também as rugas estáticas, que aparecem mesmo quando o rosto está parado, não há nenhum tratamento que se compare ao efeito da toxina botulínica, no que diz respeito a disfarçar rugas. Outra vantagem do Botox sobre os demais procedimentos anti-sinais é a ação preventiva. Por paralisar rugas dinâmicas, tem alto poder de prevenir o aparecimento de novas marcas da idade e a piora das já instaladas, pois retarda o tempo que esses sinais de expressão levariam para se tornar uma ruga estática, que é bem mais difícil de tratar.

Após a aplicação do BOTOX, dentro de ate 3 dias as rugas começam a desaparecer, em cerca de 1 semana as rugas mais profundas já foram suavizadas melhorando estaticamente o aspecto geral da face. A as regiões do rosto mais beneficiadas pela técnica são as rugas da testa, glabela e região dos olhos. O resultado pode durar até quatro meses, devendo ser repetido em seguida para manter o resultado.

Vale lembrar que o resultado final do uso da toxina vai depender de algumas condutas do profissional assistente, que deve sempre estar cercado de boa dose de bom senso e conhecimentos básicos de medicina estética. Escolha um médico que lida com os músculos que rodeiam a expressão facial como um dermatologista, cirurgião maxilo-facial ou cirurgião plástico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico que tipo de treinamento que ele (ou ela) tem.

Com relação à contra indicações, não pode fazer uso da toxina botulínica, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos de um tipo específico de antibióticos chamados de Aminoglicosideos. O maior risco do BOTOX está o exagero na dosagem e a aplicação em regiões erradas, que pode resultar em assimetria, isto é, um lado ficar diferente do outro, pálpebra caída e em casos mais extremos, pode provocar botulismo, uma doença grave que paralisa os músculos.

O valor da aplicação geralmente é cobrado pelo número de ampolas utilizadas no procedimento, que muitas vezes envolve o tratamento de mais de uma região do rosto. Por sessão é cobrado, em média, de R$ 1.000 a R$ 1.500 reais, mas, de novo, é preciso ver caso a caso.

Então se cuidem!