Onde estamos? Para onde vamos? É possível alterar o futuro da humanidade? Ou o desastre é inevitável? O espetáculo ‘Pi-Panorâmica Insana’ busca dialogar com o momento atual e traz para a cena estas e outras questões. Baseada em pessoas e dados reais, a peça projeta uma lente de aumento sobre a sociedade e traça um painel irônico do mundo contemporâneo. Com direção e concepção de Bia Lessa, o elenco formado por Cláudia Abreu, Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo vive mais de 150 personagens de diferentes nacionalidades, em textos de Júlia Spadaccini, Jô Bilac e André Sant’anna, com citações de Franz Kafka e Paul Auster. Integrando a programação do Catálogo Brasileiro de Teatro – 20ª Edição, o espetáculo será apresentado em Salvador dias 20 e 21 de Julho no Teatro Castro Alves.

O espetáculo aborda temas que afetam as condições de vida e questiona se as atitudes da humanidade produzirão um futuro apocalíptico ou se ainda é possível corrigir uma série de problemas estruturais que estão dizimando o planeta. A peça discorre sobre o indivíduo, a civilização, sexualidade, política, violência, nação, miséria, riqueza, consumo desenfreado, gênero e desejo. “Tudo o que é humano interessa, tudo que é próprio de cada um dos atores tem valor enquanto observação da vida, tal qual ela se apresenta agora”, afirma Bia Lessa. São projetados em tempo real números de assassinatos, estupros, nascimentos, narrações que apontam para uma saturação do sistema atual.

‘Pi-Panorâmica Insana’ foi eleito o Melhor Espetáculo do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), estreou em 01 junho de 2018 em São Paulo e teve todas as sessões esgotadas. Se apresenta em Salvador pela programação do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, uma realização da Fred Soares Produções através da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal com apoio do Shopping da Bahia. O projeto além da promoção de espetáculos, promove a formação de plateia e estimula a cultura das artes cênicas em salvador, com workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbio para a cidade, sendo considerando o maior projeto de circulação teatral do país.