“Deslembro”, de Flavia Castro (“Diário de uma Busca”), foi eleito pelo júri popular como o melhor longa-metragem da 21ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que foi marcada pela representatividade feminina – dos 23 longas selecionados, 50% são dirigidos por mulheres. “Deslembro” concorreu com sete longas nacionais e o resultado foi anunciado na noite desta terça, 16 de abril, no tradicional cinema L’Arlequin, na capital francesa. “Deslembro” é uma produção da VideoFilmes, Flauk Filmes e Tacaca Filmes, em coprodução com Canal Brasil, Telecine e Globo Filmes. A distribuição no Brasil será da Imovison.
A trama conta a história da adolescente Joana (interpretada pela francesa Jeanne Boudier) que após a Anistia ser decretada no Brasil, precisa deixar Paris e retornar com a família ao Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS durante a Ditadura Militar. O elenco reúne também Sara Antunes, Eliane Giardini, Hugo Abranches, Arthur Raynaud, Jesuita Barbosa, Antonio Carrara e Marcio Vito.
Primeiro longa de ficção de Flavia, “Deslembro” teve sua premiere mundial no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Mostra Horizontes, e foi premiado na 27ª edição do Festival Biarritz América Latina, na França, onde recebeu o prêmio de melhor filme do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema.