Diante das inovações apresentadas na última conferência Facebook F8, a Mestre em Comunicação nas Organizações pela Universidade Lusófona – Portugal (2011), e especialista nas áreas de comunicação e comunicação digital, Priscyla Caldas, tem utilizado suas redes sociais para explicar, de forma simples e didática, as novidades que logo serão incorporadas ao Instagram, Facebook e WhatsApp.

Destacando a mensagem de que “O futuro é privado”, executivos do grupo responsável pelas plataformas Facebook, Messenger, Instagram e Whatsapp, se reuniram na primeira semana do mês de maio para apresentar o que vem a ser uma das grandes e mais simbólicas revoluções contemporâneas das redes sociais.

Entre as principais novidades, estão a possibilidade de pagamento usando os próprios aplicativos (Facebook, Instagram e WhatsApp); a montagem de catálogos de produtos comerciais para venda, nas próprias plataformas – incluindo o WhatsApp; e a ocultação de likes no Instagram, como forma de diminuir o impacto gerado no bem-estar dos usuários.

“Entre as principais novidades, uma que tem tido mais destaque é a ocultação dos likes em fotos e vídeos no Instagram. O objetivo é tornar a mídia social menos tóxica, tirando a pressão social, despreocupando as pessoas com a métrica da vaidade”, explica a especialista. Essa iniciativa estará diretamente alinhada com a política contra o bullying, que será censurado pela plataforma através de palavras-chave.