Há 20 anos, todas as tendências das estações da moda vêm passando nas passarelas do Barra Fashion. O evento, que chegou a ser o terceiro do país e segue como um dos mais importante do Nordeste, ganha uma exposição comemorativa, a partir desta sexta-feira (14/09), na área Goumert, no Shopping Barra. Um divisor de águas no mercado da moda baiana, em duas décadas o Barra Fashion vem apresentando em suas passarelas desfiles memoráveis de marcas locais e nacionais, revela novos talentos e conta com a participação de celebridades e vips, além de atrair um grande público. A curadoria da exposição é assinada pela dupla de jornalistas Gabriela Cruz e Jamil Moreira Castro.
A mostra reúne alguns dos momentos marcantes da semana de moda do Shopping Barra. São imagens de desfiles, celebridades, modelos, profissionais no backstage, projetos de Novos estilistas para o concurso Novos Talentos, registro em jornais e revistas, convites, programas e outros objetos simbólicos. O público também poderá conferir cinco looks que estiveram presentes na passarela do estilista baiano Robério Sampaio e criadores revelados no evento representados por Márcia Ganem, Lucia Galeão, Carol Barreto e Aládio Marques.
As 29 imagens apresentadas na exposição são algumas das mais emblemáticas entre as centenas de fotografias encontradas pela curadoria. Todas são do acervo do Shopping Barra, quase em sua maioria registradas pela fotógrafa oficial do evento, Debora Paes, morta em 2012, que ganha uma homenagem especial.
“Pesquisamos centenas de fotografias, momentos que contam a história de um dos maiores eventos do país. Além das imagens, o acervo de papelaria (convites, pulseiras de papel, programas e muitos outros) também é grande e os estilistas locais se demostraram à disposição para abrir as suas caixinhas de pandora com seus acervos. Com tanto material, a mostra poderia ocupar todos os espaços do Shopping Barra. Foi difícil sintetizar toda a história nesta mostra, mas acho que conseguimos ”, afirma Gabriela Cruz.
“A nossa empolgação foi tão grande, que pensamos em até escrever um livro. Quem sabe? Eu achava que tinha um imenso acervo dos meus tempos de repórter e editor do Bazar, no Correio. Mas era um grão de areia perto do extenso material que encontramos no Shopping Barra. A exposição mostra alguns momentos de uma das maiores semanas de moda do país, mas aconselho aos blogueiros, jovens jornalistas e profissionais de moda pesquisarem a fundo este acervo. Ele é um tesouro, que conta o início e a história moderna da moda na Bahia”, comenta Jamil Moreira Castro.
TEXTO DA MOSTRA
A primeira edição do Barra Fashion, em abril de 1998, homenageou o estilista Ney Galvão em desfile memorável no Galpão do Porto. A partir daí a semana de moda montou calendário próprio com salas de desfiles com cenografias marcantes, ganhou edição Tour com passarelas armadas em cartões postais da cidade, museus e casarios, desfilou suas marcas com trilha sonora interpretada ao vivo por grandes artistas na edição Fashion Music no Teatro Castro Alves e, recentemente, tem realizado seus lançamentos na Praça Principal Euvaldo Luz, no Shopping Barra.
Em duas décadas, o Barra Fashion modernizou o cenário da moda em Salvador, fortalecendo o mercado ao promover marcas locais e nacionais, revelando estilistas no concurso Novos Talentos e contribuindo para a formação de profissionais da área, como produtores, diretores, agências, modelos, maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos e camareiros, entre outros.
São muitas as cenas que vêm à nossa memória quando falamos em 20 anos de Barra Fashion Bahia. Uma história que, com certeza, dá para ser contada em um livro ou em uma exposição que ocuparia todos os espaços do Shopping Barra. Hoje todos nós temos direito a uma fatia do bolo. Parabéns Barra Fashion.