Com diversos artigos científicos sobre pesquisas comportamentais e de impacto realizadas no Brasil e no mundo, Miguel Fontes desembarcou em Salvador no dia 19 de fevereiro para coletiva de imprensa sobre um dos seus mais recentes trabalhos à frente da JS/Brasil Consultoria: a Avaliação dos Impactos do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com sustentabilidade (PDCIS). 

Fontes falou sobre as etapas do estudo, a metodologia adotada e como chegou à comprovação de que são gerados impactos econômicos, sociais e ambientais significativos para jovens, suas famílias e comunidades do Baixo Sul da Bahia, região de atuação do PDCIS, programa social concebido e coordenado pela Fundação Odebrecht. A iniciativa, executada desde 2003, promove o desenvolvimento territorial sustentável por meio do fomento a educação de qualidade, inclusão socioprodutiva e conservação ambiental.

Autor do livro Marketing Social Revisitado, lançado em 2007, Fontes é um dos precursores do conceito de Tecnologia Social. Desenvolveu ainda vários trabalhos com bancos de fomento, entre eles o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, em relação a pesquisas de impacto de programas de educação em recursos hídricos, desenvolvimento social e preservação ambiental.