‘Como vamos morar no futuro?’. Essa foi uma das perguntas feitas durante o ciclo de palestras realizado no segundo dia de atividades no Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI). A iniciativa faz parte da 29ª Convenção Anual da Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia) que acontece até domingo, em Praia do Forte.

 

Trazendo para os empresários baianos um panorama sobre as ‘Tendências do Mercado Imobiliário e as expectativas do consumidor’, as apresentações ficaram por conta do fundador e CEO da VITACON S/A, Alexandre Frankel e do presidente da Data Store e co-fundador da Stratesign, Marcus Araújo. A mediação do painel ficou sob a direção de Moacy Veiga, CEO do Hub Salvador. No bojo de especialistas sobre o assunto, estiveram também Marcos Melo, 2º vice-presidente da ADEMI-BA e Makyo Félix, representando a Bahiagás.

 

Pensando em formas de oferecer moradias inteligentes, que atinjam aos anseios dos consumidores, os palestrantes apontaram caminhos para novas formas de morar. “A pessoa quer vivenciar, não possuir o apartamento. Por isso que, cada vez mais é necessário investir em espaços de compartilhamento. O nosso foco está em proporcionar experiências”, relata Frankel, responsável pelo Housi, serviço que oferece casa on demand.

 

Na avaliação do especialista, o diagnóstico é feito com base no perfil do consumidor, que também está em transformação. “A redução do tamanho médio das famílias e o desejo de morar próximo ao local de trabalho, entre outros fatores, são indícios dessa nova geração comportamental do consumidor que tem provocado o setor para novos modelos de lançamentos imobiliários. As discussões realizadas aqui buscam levar à reflexão. Salvador tem potencial para aderir a todas as tendências, basta encontrar o nicho certo”, relata o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha.

 

Acompanhando o entendimento do presidente da Associação, o palestrante Marcus Araújo falou na sua apresentação sobre um panorama imobiliário que está se descortinando em regiões do país, a exemplo de Goiás e São Paulo. “É importante se adaptar, ter flexibilidade. A mudança está em todos os lugares, por isso a velocidade de adaptação pode significar a sobrevivência no mundo empresarial. Os empreendimentos têm surgido com menos metragens, menos garagens e mais itens inovadores com recursos tecnológicos e compartilhamento”, afirma.

unnamed-4 unnamed-1 unnamed-2 unnamed-3

Energia

As inovações também estão presentes quando o assunto é crescer e consumir energia. “Fazer com que o crescimento seja sustentável e econômico para as massas que ainda não possuem energia no mundo. Esse é o grande desafio para esse mercado”, relatou Félix. Ele citou a medição do gás natural por transmissão de dados que já existe em algumas residências na França e pode ser uma realidade local a partir de uma parceria com o Hub Salvador.

 

Programação

As atividades continuam no sábado com a presença do Diretor Nacional Jornalismo da Rede Bandeirantes de Comunicação, Fernando Mitre e do cientista político especialista em comportamento eleitoral e instituições governamentais, Leonardo Barreto, que traz as perspectivas para o cenário político do Brasil em 2019.

 

Integram a programação também um momento de lazer guiado pelo educador físico Joca Gonzalez. Ele irá conduzir um bate papo sobre “o que os grandes empresários e os atletas de alto rendimento têm em comum” e comandará um aulão para estimular espírito esportivo, saúde emocional e longevidade.