Durante 11 dias, de 29 de novembro a 9 de dezembro, o Litoral Norte, especialmente a Praia do Forte, se transformará num polo da gastronomia, da música instrumental e das artes, com a realização da 13aedição do Tempero no Forte – Festival de Cultura e Gastronomia. Tradicionalmente o festival é aberto na quinta-feira, com o cortejo de baianas da Praia do Fortedesfilando pela vila e emanando boas vibrações. Este ano, o Grupo de Maculêlê do Centro Cultural Berimbau Arte Brasil, junta-se ao Cortejo, com a presença dos chefs convidados, autoridades locais, proprietários dos restaurantes e quem mais quiser acompanhar o alegre grupo.

 

O evento é realizado pelo Governo Federal, com Patrocínio da Cielo, através do Ministério da Cultura, e do Hiperideal, através da Lei de Incentivo Estadual Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Bahiatursa. Conta também com o apoio da Prefeitura de Mata de São João, Sebrae, Senac, Turisforte e CLN/Invepar. A produção é da 2D Projetos Culturais, com curadoria da chef Tereza Paim.

 

Já consagrado no calendário nacional de eventos gastronômicos e turísticos, este ano participam do festival 25 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis do Litoral Norte, incluindo Arembepe, Diogo, Guarajuba e a Praia do Forte. Dez chefs convidados de Salvador e de outros estados e 15 dos restaurantes locais e do entorno desfilarão receitas à base de camarão, o tema deste ano do Tempero no Forte, propondo uma viagem com gosto de sal e sol, para tornar inesquecível a experiência sensorial nesse paraíso à beira-mar. A primeira atividade do Festival, em parceria com o Senac, traz o tema ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ e visa a capacitar cozinheiros e ajudantes de cozinha dos estabelecimentos participantes na Cozinha Show, das 10h às 12h, no dia 29.