Um espaço de convivência e de escrita orientada para quem deseja escrever textos literários ou não literários: essa é a proposta do Ateliê de Narrativas organizado pela escritora Socorro Acioli, em parceria com a Livraria Cultura. Depois de passar por cidades como Cabo Verde, Mumbai, Rio de Janeiro e Fortaleza, agora será a vez da capital baiana receber o curso de escrita, em nível básico, durante quatro encontros a serem realizados nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, no Salvador Shopping. As vagas são limitadas.

 

A escritora, que foi aluna de Gabriel Garcia Márquez, em Cuba, adotou para a sua carreira conselhos e dicas do mestre. Foi durante uma oficina de uma semana com o Nobel colombiano que Socorro escreveu A Cabeça do Santo, seu primeiro romance adulto. O escritor ficou surpreso com a história de uma cabeça gigante de Santo Antônio abandonada numa rua de uma cidadezinha cearense e precisou ver um vídeo para acreditar na inspiração de Socorro para sua história. A oficina que Socorro participou foi a última que gabo deu antes de se afastar da vida pública por questões de saúde. Ela foi a única brasileira na turma. Em 2013, a escritora venceu o 1º lugar no Prêmio Jabuti categoria infantil, com Ela tem Olhos de Céu. Ao todo, já são mais de 20 livros publicados.

 

Dentre os principais objetivos do curso estão: compreender os mecanismos da ficção; analisar, contextualizar e criar histórias, desde os princípios básicos do enredo aos métodos criativos usados por escritores e roteiristas profissionais; entender os processos narrativos do passado, presente e futuro; captar o projeto artístico de cada narrativa; conhecer métodos de criação de personagem; descobrir a metodologia de trabalho de roteiristas e escritores de narrativas longas; conhecer referências sobre outros cursos, livros e processos para continuar a estudar narrativa.

 

Para Socorro Acioli, a importância de cursos de escrita criativa está na necessidade de formação para escritores. “É preciso trabalhar técnicas de escrita que aprimorem o escritor e lhe dê condições de contar sua própria história”, ressalta. Reunindo teoria e prática, o Ateliê de Narrativas possibilita, aos seus participantes, o instrumental adequado ao desenvolvimento de um projeto de escrita. Contos, roteiros, romances são alguns dos gêneros literários trabalhados durante o curso que, sendo realizado desde 2009, já conta com mais de 400 alunos.

 

Além de ser um espaço de formação e exercício de escrita, o Ateliê de Narrativas Socorro Acioli também tem servido de estímulo a publicação de novos autores. Dentre as produções elaboradas por participantes dos cursos já ministrados, há destaque para as coletâneas “Contos de Travessia”, publicada pela Demócrito Rocha (2016), e “Farol”, lançada pela Editora Moinhos em novembro deste ano.