Detentora de uma rica diversidade de ingredientes e autora de uma culinária marcante, a Bahia se prepara para receber, pela sexta vez, o Mesa Ao Vivo, maior circuito de gastronomia do Brasil, que percorre diversos locais do país durante o ano. Promovida pela Mundo MESA, em co-realização com o Governo do Estado da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a nova edição do Mesa Ao Vivo Bahia acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, em Salvador, direcionada pelo tema “Bahia e sua cozinha sustentável: terra, tecnologia e cultura”.

Na abertura das atividades, no dia 23, o Fasano Salvador sedia o primeiro Jantar Magno, que conta com a presença de profissionais renomados de São Paulo e da capital baiana. Assim, os chefs Geovane Carneiro (D.O.M – SP), Rodrigo Oliveira (Balaio e Mocotó – SP), José Barattino (Eataly, Homa e Due Grani – SP) e o chef anfitrião Lomanto Oliveira (Fasano – BA) se encontram para executar o menu exclusivamente elaborado para a ocasião, em quatro etapas. Logo no dia seguinte, 24, o segundo Jantar Magno da edição segue reunindo chefs renomados: no Restaurante Ori, o menu é executado por Mônica Rangel (Gosto com Gosto – RJ), Thiago Bañares (Tan Tan Noodle Bar – SP), Caco Marinho (DOQ – BA), Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem e Ori – BA).

Já nos dias 24 e 25, o Hotel Mercure vira palco da extensa programação de palestras, aulas e degustações do Mesa Ao Vivo, que conta com a presença de profissionais que movimentam a cena gastronômica. Além de Geovane Carneiro, Rodrigo Oliveira, José Barattino, Mônica Rangel, Thiago Bañares, Lomanto Oliveira, Caco Marinho, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o especialista em cafés João Carlstron (3 corações – SP) e os chefs Ivan Achcar (Escola de Negócios e Gestão da Gastronomia – SP), Anderson Lívio (Brazero Cutelo Prime – BA), Andrea Albuquerque (Divino Pão – BA), Beto Pimentel (Paraíso Tropical – BA), a chef de Charcutaria e consultora Bruna Moreira (BA), Edinho Engel (Amado – BA), Emanuele Nascimento (The Butcher House – BA), Ricardo Brito (Amado – BA), Eli Batista (Bistrô do Oswaldo – BA), José Morchon (La Taperia – BA), Luan Moura (LV Cozinha Criativa – BA), Lucius Gaudenzi (Du Chef – BA), Paulo Vilela (Restaurante do Casarão – BA), Ricardo Silva (Restaurante Carvão – BA), Sandro Borges (Varanda Gourmet – BA), Seichele Barboza (Seu Sergipe Bistrô – SE), Tereza Paim (Casa de Tereza – BA) e Richard James (Belo Rústico – BA) compartilham seus conhecimentos com o público, a partir das experiências adquiridas em suas carreiras e no dia a dia dos restaurantes.

Para participar das palestras e vivenciar toda a experiência do Mesa Ao Vivo, basta adquirir o Passaporte Mesa. Desta forma, por um único valor, o participante tem acesso a mais de 10 aulas e degustações por dia, sempre respeitando a lotação das salas e o tempo de 1h30 entre uma e outra atividade.

Enquanto isso, em outro ambiente do Hotel Mercure, o Festival Farofa do Brasil, que também acontece nos dias 24 e 25 de julho, é aberto a todo público, com entrada gratuita. O espaço acolhe produtores prontos a mostrar o melhor da gastronomia e cultura locais, que oferecem, a preços populares, pratos e produtos tradicionais de Salvador e região.

Com o conceito de produzir ao vivo e aos olhos do público o conteúdo para a revista e redes sociais da Prazeres da Mesa, o Mesa Ao Vivo Bahia garante visibilidade nacional, reverbera a Bahia enquanto ícone de uma gastronomia forte, potente e atenta ao que as suas próprias raízes têm a oferecer.