Você já experimentou remar de Stand up Paddle?

Por Indra Soares

Estilo de vida é o que buscamos sempre falar aqui, e nada melhor que um jeito saudável.

A prática de exercícios físicos é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e tem uma indicação variável de 60 minutos a até 150 minutos diários a depender da faixa etária. Então, você que não gosta de academia tem como excelente aliado as atividades ao ar livre e o SUP (Stand up Paddle) é uma delas.

A origem do esporte fica diluída entre o Havaí e o Peru, mas ganha popularidade e maior influência das ilhas havaianas devido a prática de remar em pé (REP) com longas pranchas ser oriunda de lá. A partir da década de 90, muitos atletas de WindSurf, Canoa Havaiana e outros desportos de remo migraram para o SUP, pois atletas internacionais começaram a difundir a prática por aqui e as águas brasileiras são uma combinação perfeita para este exercício. Muito praticado nas praias do Sul, Sudeste, rios e lagos do Centro Oeste foi crescendo e é bastante costumas no Nordeste brasileiro ultimamente.
Por conta de sua ludicidade de poder deslizar a prancha sobre as águas, não somente marítimas, o esporte atrai homens, mulheres e inclusive crianças. O SUP fortalece o contato com a natureza, traz qualidade de vida saudável para as pessoas e pode ser introduzido seu aprendizado sem exigências de preparação física.
Alguns estudos afirmam que a pratica de atividade física ao ar livre trazem maiores benefícios a saúde por proporcionar um maior relaxamento, diminuindo o estresse, prevenindo diversas doenças sejam elas físicas ou psicológicas.
A depender da intensidade e tempo dedicado, estima-se a queima de até aproximadamente 600 Kcal por hora. O SUP trabalha uma série de grupos musculares que não são utilizados com frequência no cotidiano e proporciona um aumento significativo da sua resistência e força física quando realizado com frequência. As pernas também são beneficiadas, pois são os agentes de equilíbrio para a prática e não somente o tronco e os braços. Logo, todo seu corpo é remodelado, ficando com um tônus mais fortalecido. O indicado é que o SUP seja realizado em horários em que o sol esteja menos intenso e que você tenha as prevenções necessárias de proteção usando óculos, boné, camisa de proteção e protetor solar.
Além dos benefícios já listados não há dúvidas que a pratica do SUP lhe trará inúmeros prazeres como o contato refrescante com a água, aliviando o calor gerado pelo exercício; o contato com outras pessoas, estendendo seu grupo social; o convívio salutar com a família como momento de lazer, além de leva-lo a conhecer lugares encantadores. O que você está esperando? Pegue sua prancha, aproveite, deite sobre ela e relaxe.

SUP