De 28 a 30 de novembro, Salvador recebeu a 1ª EXPO AFRO, um evento significativo que ocorreu no Bahia Outlet Center, localizado no bairro do Uruguai. A iniciativa foi promovida pela Redes Emunde e pelo Bahia Outlet Center, em uma celebração ao Novembro Negro e ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A EXPO AFRO trouxe uma vitrine especial para afroempreendedores baianos, abrangendo setores como moda, saúde, beleza, arte, música e gastronomia.

O evento contou com o apoio de diversas instituições, incluindo o Sebrae Bahia e a Prefeitura de Salvador, visando promover o empoderamento e a autonomia financeira dos empreendedores negros. A programação incluiu feiras de crédito, palestras e oficinas práticas, todas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo étnico. Nomes destacados, como Mário Nelson e Edson Costa, compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes.

Rosemma Maluf, superintendente do Bahia Outlet Center, afirmou: “O engajamento do Bahia Outlet Center na 1ª Expo Afro 2024 reflete o nosso compromisso com a responsabilidade social e empresarial.” O evento também destacou a importância do empreendedorismo feminino e do afroturismo, buscando qualificar e mobilizar a juventude negra e as mulheres negras para superarem a vulnerabilidade.

Evilásio Bouças, Presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, elogiou a iniciativa, afirmando que a EXPO AFRO “chama a atenção dos gestores públicos para a necessidade de incentivar essa área de atuação da população.” Ele ressaltou a relevância do empreendedorismo como forma de sobrevivência para muitas famílias e a importância de políticas públicas de apoio.

“A Expo Afro representa um marco no fortalecimento do afroempreendedorismo, afroturismo e do empreendedorismo feminino nas comunidades da Península Itapagipana. O evento foi um espaço de capacitação e mobilização, onde talentos e saberes foram valorizados. A participação ativa da juventude negra e das mulheres negras foi fundamental para promover a autonomia e a redução da vulnerabilidade. A troca de experiências e a troca de saberes nas mesas de debate e oficinas evidenciaram a força e a riqueza da cultura afro-brasileira. Estamos apenas começando uma jornada promissora em direção ao desenvolvimento e à igualdade”, afirmou Edson Costa, da Rede Emunde.

Madá, CEO da marca Negrif, compartilhou sua empolgação com o evento, dizendo: “É super importante estar aqui. Acredito que a Expo Afro terá vida longa.” O evento foi um marco na promoção do empreendedorismo negro e na valorização da cultura afro-brasileira, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário.

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