Com a explosão do Axé nos anos 90, a música baiana passou a experimentar uma constante transformação nas décadas seguintes, agregando novas influências e importando ritmos estrangeiros. Foi nesse cenário de reinvenção que nasceu a Motumbá, banda que completa 20 anos de estrada neste ano e continua conquistando espaços, sendo fiel à sua identidade e renovando a sua linguagem musical.
Fundado em 2004 pelo cantor, compositor e instrumentista Alexandre Guedes, o grupo se destaca pela sua estética original, incorporando elementos da cultura africana e afro-brasileira – a expressão ‘motumbá’, inclusive, é uma saudação iorubá e significa pedido de benção e boas energias –, integrando no conjunto instrumental o atabaque, djembê e malacacheta fundida com ritmos latinos como a salsa, merengue e zouk, denominando-se, por fim, como um autêntico conjunto afro-pop-caribenha.
“Antes da Motumbá, os afoxés eram os únicos que usavam atabaques nos shows. Trouxemos esses instrumentos para o palco com uma afinação diferenciada, em que três músicos tocam de uma só vez. O resultado é um som menos estridente e metálico, mas com grande força percussiva”, explica o músico.
Com um repertório vasto, a Motumbá lista dezenas de faixas entre seus grandes sucessos, como ‘Odoya’, ‘Reza pro Mar’ e ‘Pra Balançar’. Mas foi em 2007 que a banda viu estourar a sua primeira música, que se tornou um dos hits do carnaval daquele ano: ‘Bororó’. O ritmo dançante e sensual conquistou o país, disputou o troféu de Melhor Música do Carnaval e levou o prêmio de Banda Revelação.
Sempre atualizada, a Motumbá se adequou à nova era do Axé Music e vem trazendo novidades em seu repertório. Em 2022 se destacou pelo pioneirismo ao ser a primeira banda baiana a lançar um clipe gamer. A animação feita para a canção ‘Gira Mundo’ conta com mais de 10 mil visualizações no YouTube.
Em 2023, Alexandre Guedes volta a conversar com a nova geração com o lançamento do single ‘Com Dinheiro, Sem Dinheiro’, no qual brinca com a linguagem da internet, caracterizada por gírias e informalidades.
No verão de 2024, a Motumbá seguiu uma extensa agenda de shows pela Bahia. Foi atração principal no réveillon do município de Rafael Jambeiro, e, durante o Carnaval, percorreu três cidades do interior (Barreiras, Paratinga e Brotas de Macaúbas). Na capital, agitou o carnaval da Boca do Rio, Pelourinho, e encerrou sua participação na folia arrastando trio elétrico no circuito Dodô (Barra-Ondina) na terça-feira (13).