A segunda edição do Banquetaço Bahia foi marcada para acontecer no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, no Pelourinho, às 13h. Serão oferecidas 500 refeições para as pessoas que circularem pelo local.
Vai ser servida comida saudável, majoritariamente oriunda da agrobiodiversidade, doada por agricultores e comerciantes.
O movimento é apartidário e tem a participação da sociedade civil, movimentos sociais, organizações, coletivos e profissionais que defendem a segurança alimentar e nutricional.
O Banquetaço é nacional e une-se aos outros movimentos que denunciam a desestruturação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no país.
A atividade no Pelourinho pretende estimular o debate sobre a volta da fome e mobilizar a população para a Conferência Nacional, Popular, Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada no ano que vem, possivelmente em Salvador.
O 1º Banquetaço-BA foi realizado na quarta-feira de Carnaval. no Porto da Barra, na Casa Mídia Ninja, quando foram servidas mais de 800 refeições. A atividade foi em defesa do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi extinto pelo governo federal.
A fome voltou a existir para milhões de brasileiros e a indústria dos agrotóxicos quer a permissão para colocar mais produtos no mercado que prejudicam a saúde das pessoas.
Enquanto isso o agronegócio investe em monoculturas e os movimentos pela desconcentração de terras e agricultura familiar são criminalizados.