Consolidada no calendário cultural e festivo de Salvador, a Festa de San Gennaro agitou as ruas do Rio Vermelho por mais um ano. Idealizada pelo restaurante Pasta em Casa, comandado pelo chef Celso Vieira e Valeska Calazans, a festa reuniu 15 restaurantes em diversas barracas espalhadas pelas calçadas e ruas do bairro mais boêmio da capital baiana neste sábado (27), com 12 horas de programação, das 10h às 22h.
As ruas e orla do Rio Vermelho foram transformadas em um verdadeiro corredor da cultura italiana, repleta de moradores, turistas e famílias. Segundo os organizadores, a festa deste ano recebeu um público estimado de 20 mil pessoas, que degustaram dos mais variados pratos, desde a pasta fresca e pizza a gelato, com preços entre R$ 12 e R$ 60.
A ideia da celebração nasceu em uma viagem do chef Celso Vieira a Nápoles, terceira maior cidade da Itália, onde ele se encantou com o macarrão de Gragnano, uma cidade próxima a Nápoles onde se produzem as massas secas mais prestigiadas da Itália. Conhecida como a ‘cidade da massa’, Nápoles é referência mundial na produção de macarrão.
“Eu já sabia que é uma festa que tem no mundo todo, como Nova York e São Paulo. Mas tive a ideia de fazer na minha rua e convidar os restaurantes para participar disso. Começamos engatinhando, e aí fomos aprendendo, edição após edição, até virar esse evento grandioso”, afirmou o chef Celso Vieira.
FOTOS TATI FREITAS