O primeiro Varanda Quabales do ano vai celebrar o samba nesta sexta-feira (16), no Nordeste de Amaralina, a partir das das 17h. O Samba Gringa vai se apresentar em frente ao Instituto Quabales (Rua Aurelino Silva, 385), no projeto que é inspirado nas tradicionais block parties dos anos 1970 em Nova York. A festa é gratuita e aberta ao público, reunindo música , encontros e celebração da cultura afro-brasileira, em uma forte conexão com a arte independente da Bahia.

O Samba Gringa sobe ao palco em um momento importante da carreira do grupo formado por mulheres: elas foram convidadas do Pôr do Som, de Daniela Mercury, no dia 1º de janeiro, se apresentando para uma multidão de 100 mil pessoas no Farol da Barra. Suas integrantes, Ana Sales, Nara Nascimento, Pérola Rai, Millena Ayla e VYKAI, apresentam versões em samba de músicas internacionais, além de clássicos do gênero. “Varanda Quabales – Momento Samba” terá participação ainda de Anyelle Mello, Samba Prime e Bebeto Cerqueira.

Idealizada pelo Favellê Music, a Varanda Quabales se inspira no conceito norte-americano e é adaptada à realidade soteropolitana, promovendo a ocupação cultural do espaço público por meio de apresentações musicais e encontros entre artistas da cena local e projetos de formação artística. “Mais do que um evento musical,este projeto se transforma em um espaço de valorização da cultura negra, do protagonismo periférico e da produção artística independente em Salvador, fortalecendo redes de criação, memória e identidade a partir da ocupação da rua”, ressalta Marivaldo do Santos, idealizador da iniciativa ao lado da produtora Fernanda dos Santos.

Foto Divulgação