Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, a Praia do Forte recebe o Festival de Jazz – Música e Arte, uma celebração gratuita que reúne jazz, blues, soul e vertentes da Música Popular Brasileira em um ambiente que integra natureza e experiências artísticas. O evento convida o público a vivenciar quatro dias de imersão, reforçando sua vocação como espaço de troca e celebração, reunindo música, gastronomia e grandes encontros. As apresentações têm início a partir das 17h e reúnem nomes reconhecidos da cena instrumental baiana, como Eric Assmar, Clariana (Amy Reggaehouse), Geleia Solar, Fabrício Rios, Luciano Afro, Quarteto Cadenza, Naiobe Uchôa, Edimael Junior e Bruno Galba.

A programação se distribui por três cenários. A abertura oficial acontece na quinta-feira, 29 de janeiro, na Vila da Praia do Forte, espaço que também recebe o encerramento do festival. Na sexta e no sábado, 30 e 31 de janeiro, o Projeto Tamar sedia as apresentações, fortalecendo a proposta de unir música, natureza e preservação ambiental. Já no domingo, a Praça da Igreja recebe a programação de encerramento, com shows de Eric Assmar e de Clariana, à frente do tributo Amy Reggaehouse.

Consolidado como um espaço de valorização da música brasileira e de gêneros que dialogam com o cenário musical internacional, o Festival de Jazz aposta em uma programação que conecta a produção brasileira ao jazz, referência global que estimula diálogos culturais e o intercâmbio entre músicos em formação, novos talentos e artistas em fase de reconhecimento. Ao ampliar o acesso a diferentes expressões sonoras, o evento reforça seu compromisso com a democratização da cultura e com a formação de novos públicos.

Com curadoria e coordenação geral de Thaise Costa Pinto e direção musical de André Leão, o Festival de Jazz – Música e Arte se firma como um evento relevante para moradores, turistas e visitantes, fortalecendo a Praia do Forte como um polo de arte, lazer e convivência.

Foto: Lígia Rizerio