Idealizado para ser um projeto mensal, o sucesso do Varanda Quabales garantiu uma edição extra em janeiro. Nesta sexta-feira (30), a partir das 17h, Marivaldo dos Santos, multi-instrumentista baiano radicado em NY, é o anfitrião do dia, que terá formato Open Mic, convidando artistas a subirem ao palco e apresentarem seus trabalhos.

Músico, compositor, performer, Marivaldo é o único brasileiro no grupo STOMP, que se apresentou na Broadway por mais de 20 anos. Fundador do Instituto Quabales, ele é referência na cultura, na arte e na educação, trazendo na bagagem a força da música brasileira e da ancestralidade.

O Varanda Quabales é inspirado nas tradicionais block parties dos anos 1970 em Nova York. A festa é gratuita e aberta ao público, reunindo música, encontros e celebração da cultura afro-brasileira, em uma forte conexão com a arte independente da Bahia. Idealizada pelo Favellê Music, o projeto se inspira no conceito norte-americano e é adaptado à realidade soteropolitana, promovendo a ocupação cultural do espaço público por meio de apresentações musicais e encontros entre artistas da cena local e projetos de formação artística.

“Mais do que um evento musical, este projeto se transforma em um espaço de valorização da cultura negra, do protagonismo periférico e da produção artística independente em Salvador, fortalecendo redes de criação, memória e identidade a partir da ocupação da rua”, ressalta Marivaldo do Santos, idealizador da iniciativa ao lado da produtora Fernanda Melo.

Foto Divulgação