Fazer o espectador refletir sobre a importância dos nossos antepassados e o conhecimento da nossa história, esse é o objetivo da IVª mostra integrada do Teatro Escola. Pondo em prática todo o conhecimento e técnicas adquiridas pelos alunos, ao longo das aulas nos cursos de Produção Cultural, Maquiagem, Iluminação, Dança, Teatro e Fotografia.
A mostra acontece no dia 19 de janeiro de 2019, às 14h no Teatro Jorge Amado, localizado na Pituba. Nesta edição, traremos uma novidade, que será a tradução simultânea do espetáculo em Libras, que inclusive, é uma das matérias oferecidas pelo Teatro Escola. Os ingressos serão vendidos no local, com valores a R$10 inteira e R$5 meia.
Cotidiano é aquilo que é habitual ao ser humano. O que está presente na vivência do dia a dia. Também indica o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano e a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência.
Ancestralidade é herança, tradição, memória, história e legado. Está presente em nossas vidas em diversas dimensões: cultural, tecnológica, religiosa, e ideologia estética.
Visando a necessidade de assuntos e matérias de auto reconhecimento histórico, o Teatro Escola, fornece 12 matérias interdisciplinares de cunho representativo para a cultura afro-brasileira e indígena, aos estudantes. Apesar de ser lei (Lei nº10.639/03), a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nas Redes de Ensino, ainda não acontece totalmente na prática, e quando passamos essa realidade para as instituições de ensino público, vemos que devido ao sucateamento do sistema de educação pública no Brasil, essa lei torna-se ainda mais difícil de ser colocada em prática. Por isso, para compreendermos quem somos hoje e entendermos o contexto sociopolítico em que estamos inseridos é necessário escolas de cunho cultural, como o Teatro Escola.