A partir desse sábado, 25 de maio, chega à capital baiana o museu itinerante ‘Maravilhas de Pompeia, Terra Santa e Antigo Egito’, que reúne peças originais e réplicas, em um acervo único na América Latina. Quem recebe a exposição é o Shopping da Bahia, em um espaço que contará com itens arqueológicos, entre 160 originais e 153 réplicas, pertencentes aos períodos distintos do Antigo Egito e da Terra Santa, e de Pompeia, um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda a história humana.
A exibição traz curiosidades como a estátua original de um deus cananeu de aproximadamente 2000 a.C., além de réplicas de sarcófagos do Faraó Tutancâmon, do Busto da Rainha Nefertiti (cerca de 1330 a.C.), considerada a mais bela mulher da antiguidade, e de quatro múmias, por meio das quais é possível aprender um pouco sobre o processo de mumificação.
Já a seção reservada a Pompeia mostra um pouco da cultura, do cotidiano e da tragédia que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas abruptamente pela fúria do Vesúvio, numa tarde do ano de 79 d.C.. Reunindo 91 peças originais, que datam de 200 a.C. a 300 d.C., e 87 peças entre réplicas e fac-símiles, a exposição visa recriar ambientes cenográficos e levar o visitante a descobrir como era o cotidiano da elite e da população de Pompeia e Herculano.
A exposição terá ainda programação de palestras com historiadores e exibição de vídeos documentários exclusivos. A iniciativa é uma realização da Maisur Musa Produções Culturais, cujo acervo particular, formado pelo pesquisador brasileiro Maisur Musa, é inédito na América Latina e percorre o Brasil.
O museu fica aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, aos domingos e feriados, das 12h às 21h, no 1º piso (próximo a Marisa). Os ingressos custam R$ 28 e R$ 14 (meia entrada) e dão direito ao visitante retornar quantas vezes desejar à mostra, para que possa apreciar em detalhes o acervo e assistir às palestras e vídeo-documentário. Escolas e instituições podem realizar agendamento.