O mês de junho chega trazendo a fé, a devoção e as manifestações culturais em torno de Santo Antônio. Um dos santos mais populares do país, o santo conhecido como casamenteiro no Brasil é também padroeiro de Lisboa, em Portugal.

E é através dessa ligação cultural e religiosa que as comemorações ao 13 de junho se inserem na programação do projeto “Bahia-Portugal: pontos que nos unem”, realizado pelo segundo ano consecutivo pelo Consulado Geral de Portugal na Bahia e pela Cátedra Fidelino Figueiredo/UNEB, em parceria com diversas entidades baianas e portuguesas.

Para saudar Santo Antônio, o Consulado-Geral, o Sesc e o Senac oferecem ao público uma ação no majestoso cenário do Centro Histórico de Salvador ao reunir elementos culturais que compõem a entrelaçada relação entre a Bahia e Portugal.

A parceria oferece uma programação no Complexo Turístico Sesc-Senac Pelourinho que exalta a riqueza da gastronomia, o preciosismo do artesanato e a música. Juntou-se-lhes um notável exemplo de tradição popular: os cânticos a Santo Antônio e o ritmo do forró.

Esta união de esforços entre entidades baianas e portuguesas é para que o cidadão soteropolitano e a comunidade luso-descendente vivenciem este momento. A Bahia sempre teve uma importância única e singular na história do Brasil e Portugal, e essa aproximação é cada vez mais presente. Porque na Bahia, afeto e cultura é tudo!