Um dos discípulos mais íntimos de Jesus, Santiago Mayor (São Tiago) é lembrado em todo o mundo por conta da peregrinação feita diariamente por milhares de pessoas até a cidade de Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha.
Para celebrar o Dia de Santiago Mayor, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago realizará uma série de atividades com caminhada, exibição de documentários, debates, apresentações culturais e uma missa em homenagem ao padroeiro da Espanha.
As comemorações começam no dia 20 de julho (sábado) com a XIII Caminhada em Santiago de Iguape, promovida pela Associação Bahiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ABACS). Santiago do Iguape é uma pequena vila de pescadores no município de Cachoeira, fundada pelos padres jesuítas em 1561. Na época, as terras da região pertenciam a Antonio Lopes Ulhoa, Cavaleiro da Ordem de Santiago de Compostela. Com 18 km de extensão, a trilha peregrina foi fundada por veteranos baianos no Caminho de Santiago há mais de 10 anos.
No dia 23 de julho, no auditório da Caballeros de Santiago (Rio Vermelho) será apresentada a palestra “História do Caminho de Santiago: Passado e Presente”, pelo presidente da ABACS Eduardo Marangon. Uma das mais antigas e conhecidas rotas de peregrinação do mundo, o Caminho de Santiago atrai peregrinos de todas as religiões e partes do mundo. Com quase 800 quilômetros de distância, o Caminho foi declarado Conjunto Histórico Artístico em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A noite ainda vai contar com apresentação do grupo de gaita “Os Celtas”.
Pra encerrar as comemorações será celebrada no dia 25 de julho, Dia de Santiago Maior, uma missa na Igreja de Sant’Ana comandada pelo Pároco Ângelo Magno e pelo Padre Manuel Oliveira Filho. A procissão com a imagem de Santiago será acompanhada pelo grupo folclórico “Vivir Galícia”, que vão entoar a “Marcha dos Peregrinos”, do antigo Reino de Galícia e com a Ave Maria sendo tocada pelos gaiteiros do grupo “Os Celtas”. No encerramento da cerimônia, os grupos vão apresentar o Hino Galego e o Pasodoble, com pandeiretas.