Um grande desafio. É assim que o arquiteto sergipano Wesley Lemos vê sua participação na 6ª edição da mostra e venda Modernos Eternos São Paulo, onde assina o Quarto do Papa. O evento acontece entre os dias 10 a 25 de agosto, no histórico prédio do Mosteiro de São Bento.
Após o sucesso do ambiente “Espaço Luxo Tropical”, que integrou a edição 2018 da ME, o arquiteto é responsável pelo ambiente de 40m², divididos em sala de estar, quarto e banheiro. O local é o único lugar que o Papa pode se hospedar quando está em São Paulo.
Por ser um ambiente de clausura e raramente aberto ao público, o espaço tem muita história e autenticidade, soando como um desafio para o profissional, pois é necessário reinterpretar os aposentos da autoridade máxima da igreja católica, valorizando a simplicidade, elegância e integrando elementos da arquitetura e de design à espiritualidade marcante do espaço. Para isso, o arquiteto conta com a curadoria do antiquário Arnaldo Danemberg.
Para as escolhas das obras de arte, que tem nomes como Vitalino, Dani Tranchesi, Alberto Ferrari, Davi Magalhães, Ludolf entre outros, o arquiteto usou como critério quatro tempos que são: o tempo brasileiro, sobre o movimento concretista no Brasil; o passado, através de suas raízes nordestinas, com os santos feitos à mão por artistas populares e artesão de grande renome do nordeste; o presente com obras que passeiam entre o imaginário e o intuitivo de grandes artistas populares. E para finalizar o futuro, que coloca o quarto do papa como algo introspectivo, com as questões sociais, artísticas, culturais e aspectos do mundo contemporâneo.