Toda criança tem o direito de brincar. É com essa proposta que a Brinquedoteca Mabel Velloso, espaço da UNIFACS, abre o seu espaço para agendamento de escolas, ONGs e associações comunitárias com o objetivo de promover ações educacionais para crianças e adolescentes. No próximo dia 24 de agosto é celebrado o Dia da Infância e o local passará a contar com uma programação de atividades como contação de história, palestra, oficina de brinquedo e grupo de trabalho de ludicidade voltada para os grupos agendados.
Situada no campus da UNIFACS na Lapa, a Brinquedoteca funciona sempre no turno vespertino de acordo com o agendamento existente na semana. Desenvolvida pelos alunos e supervisionada pelos professores do curso de Pedagogia da instituição, a Brinquedoteca funciona também como um laboratório de prática para os estudantes.
“Em se tratando de um espaço vinculado ao curso de Pedagogia, é de extrema relevância, pois oferece um serviço à comunidade no sentido de acolher crianças para um espaço intencionalmente pensado para o brincar. Considerando que muitas crianças não tem oportunidade de encontrar outras da mesma idade em outros espaços comuns, ou mesmo ter contato com jogos e determinados brinquedos, a Brinquedoteca se faz um espaço de relevância, pois acolhe e oportuniza o desenvolvimento dessas crianças” relata o coordenador do curso de Pedagogia, Antonio Gouveia.
Ele aproveita para destacar a importância do brincar, como algo inerente a toda criança. “O brincar integra os diversos processos de desenvolvimento neurocognitivo, além de desenvolver aspectos relacionados à afetividade, socialização e motricidade”.
As instituições interessadas em fazer o agendamento devem entrar em contato pelo e-mail antonio.gouveia@unifacs.br.