Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, a Santa Casa da Bahia preencheu agora mais um capítulo de vitória em sua história, desta vez conquistando a certificação QMentum International Diamond do Hospital Santa Izabel (HSI).

A acreditação canadense é aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente.

O Santa Izabel, que já possui o selo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), agora recebe o certificado que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais.

O modelo da acreditação Qmentum International Diamond possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, a conquista do selo internacional reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HSI, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

“É importante destacar que nosso trabalho cultural e social teve um diferencial nessa avaliação. Nem todo mundo tem esse patrimônio todo para mostrar. O patrimônio nosso não é simplesmente o patrimônio imobiliário e o dinheiro em caixa, mas é o patrimônio de uma cultura de 470 anos que a gente vem preservando, ampliando e aprimorando”, afirmou o provedor.

A líder da auditoria, Carla Pertrini explica que a instituição precisou enfrentar desafios ao longo de quase dois anos para cumprir com as metas e diretrizes da QMentum, mostrando parceria, transparência e maturidade capazes de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais.

“Identificamos a capacidade de investimento em tecnologia. Muitas vezes a dificuldade na gestão financeira deste tipo de serviço corrompe e não gera possibilidade de recursos para investir, incentivar ensino e pesquisa, trazer benefícios para a própria instituição. E aqui essa capacidade e eficiência na gestão financeira é fortíssima e precisa ser pontuada, valorizada”, argumentou a líder.

Outros quesitos destacados pela auditoria em sua avaliação foi o uso da filosofia Lean, o relacionamento com a comunidade parceira e a linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio(IAM).A acreditação envolveu a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais.