O Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2019, chega à sua XIII edição de sexta-feira a domingo, 30 de agosto a 01° de setembro. Este ano, o evento tem como tema Longevidade, que será traduzido através da música, culinária, oficinas culturais, exposições, ilusionismo, cultura pop e artes marciais, o Japão e toda sua riqueza, aqui na Bahia. A expectativa é reunir público superior a 40 mil visitantes nos três dias de programação.

Da magia das histórias em quadrinhos no bairro do Limoeiro (SP) para o Festival de Cultura Japonesa de Salvador, o público irá conhecer os personagens mais amados do Brasil, Mônica e Cebolinha, da Turma da Mônica. Este encontro com os personagens, criados por Mauricio de Sousa, é uma forma de transformar as histórias em quadrinhos em experiências ao vivo, de forma lúdica, educativa e cultural.

Festival traz uma diversificada grade de conteúdo, com entretenimento para todas as idades, em diversos espaços temáticos e nos dois palcos, o Haru e o Natsu. Os presentes vão curtir a apresentação de taikô do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (RKMD), inspirados no “Eisa”, movimento cultural típico da província de Okinawa, originalmente criado para as festividades do feriado de finados. Aqui no Brasil, o Taikô de RKMD mistura músicas tradicionais e ritmos contemporâneos em performances coreografadas, para trazer alegria ao público.

O Grupo Wado, já conhecido do público de Salvador, traz os tambores japoneses, com repertório percussivo criado exclusivamente para o evento. O Festival contará com a presença de Etsuko Nishiura, que participa de competições nacionais de música. O cantor, ator e tradutor, Shaka é campeão de várias categorias e estilos de música japonesa, que passeia desde o tradicional Enka ao pop-rock, com um repertório variado. Esse ano, traz ao Festival de Salvador um show dedicado às músicas de estilo anime e tokusatsu.

Já o Grupo Kaito Shamidaiko é um grupo folclórico famosos por unir o tradicional estilo japonês do shamisen a outros instrumentos de origem ocidental. O grupo faz muito sucesso nos eventos e festivais em diversos estados do Brasil. O Baston da PL é um grupo de elementos artísticos de dança e ginástica que envolve crianças e jovens praticantes da arte, que tem por foco manter mente e corpos saudáveis, incorporando o espírito de colaboração e a capacidade de expressão em âmbito coletivo.

O Festival também terá a presença dos mágicos paulistas Edson e Kevin Iwassaki, ilusionistas de repercussão nacional que se apresentam como representantes da arte nos eventos da comunidade nipônica em todo o país. No Palco Natsu, diversas modalidades podem ser conhecidas e praticadas pelo público, juntamente com os mestres de sumô, judô, karatê, aikidô, kyudo, iadô e kendô.

E, através do Kenko Taisso, os visitantes vão curtir uma ginástica que procura trabalhar não somente o físico, mas também a memória e a alma. É uma ginástica que movimenta o corpo ao som de melodias que estão na memória de muitas pessoas, praticando alongamento, articulação, expressão, agilidade, aeróbico e recreação.