Depois de participação de 100 pessoas no último fim de semana, o Para Praia voltou a bater o recorde com 111 usuários do banho de mar adaptado no terceiro sábado (18/01), na Praia de Ondina. Antes de sua abertura oficial do projeto, que vai das 8 horas até às 12 horas, o movimento já era intenso na principal rampa de acesso à praia, recebendo deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida em busca do banho de mar. O aumento considerável de banhistas está relacionado ao retorno do evento para sua praia oficial em Ondina, onde permanece, sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro. A sétima temporada será encerrada, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari.
O Para Praia é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.
Com o aumento o usuário, o Para Paria promoveu mudanças em sua estrutura, para suportar um movimento mais intenso em sua área de atuação em Ondina. Aumentou suas tendas, que agora divididas em entrada e saída de banhistas, além de ganhar uma maior extensão de pista para o transporte de cadeiras de rodas na areia. “Dividimos também as equipes de voluntários em fixa no banho e de transporte das cadeiras anfíbias e assistência as pessoas de mobilidade reduzida no trajeto das tendas até o mar. Estamos também com os professores da Escola Bahiana de Medicina distribuídos desta forma”, explica Maria de Lourdes Feitas, professora da Bahiana e uma das coordenadoras do projeto.
Os recordes de público nesta sétima temporada consolidam o Para Praia como o principal projeto inclusivo de lazer no verão em Salvador, promovido para atender deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade. Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é realizado com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.
O projeto acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais. Entre os lounges, destaque para o Espaço Braskem, onde não faltam sombra e água fresca, além do descanso garantido pelas cadeiras criadas com o selo do plástico verde da empresa. Muitos disputada pelos banhistas, as boias da Braskem também deixam o banho de mar mais divertido pelos usuários com mobilidade reduzida. Na saída do mar, o Chuveirão do Salvador Shopping garante o banho de água doce e refrescante para tirar o sal, O shopping também oferece toalhas para maior conforto na saída do banho.