A Prefeitura de Salvador assumiu, temporariamente, desde o dia 24 de março, a unidade do Itaigara Memorial do Caminho das Árvores (Espatódeas), através de Requisição Administrativa. O município requisitou o prédio para a instalação do Hospital de Emergência para Tratamento contra o Coronavírus e, portanto, assumiu toda a gestão e operação da unidade, incluindo os profissionais de saúde. Dessa forma, a unidade da Espatódeas é totalmente independente dos serviços oferecidos pelo Itaigara Memorial, que está funcionando, exclusivamente, na unidade do bairro Itaigara, localizado no Centro Médico Linus Pauling. Todos os exames e procedimentos de baixa e média complexidades, incluindo Endoscopias e Colonoscopias, estão sendo realizados no Itaigara, até que o imóvel do Caminho das Árvores seja devolvido pela Prefeitura.

O Grupo reforça que o Itaigara Memorial não possui nenhum paciente em tratamento contra o Coronavírus, uma vez que não tem UTI’s e nem realiza procedimentos de emergência, sendo todos os seus atendimentos eletivos, ou seja, programados e com menor tempo de internação (todos os pacientes têm alta no mesmo dia). Dessa forma, o Itaigara Memorial pode ser considerado um dos locais mais seguros da Bahia para se fazer procedimentos eletivos, apresentando índices de infecção hospitalar próximos de zero há muitos anos.

As consultas, exames e procedimentos realizados na unidade do Itaigara obedecem a um rígido controle de triagem e protocolos de higiene e saúde para colaboradores, médicos e pacientes, de modo a garantir a segurança de todos.