Depois de décadas caminhando pelo deserto, os hebreus se deparam com os altos muros da cidade de Jericó e temem, mais uma vez, que sua jornada esteja comprometida. Mas não demora até que, por meio de Josué, recebam instruções divinas. Perseverantes, conseguem levar as muralhas ao chão, chegando finalmente à Terra Prometida.
A história do Cerco de Jericó é uma das mais famosas das Sagradas Escrituras e, por sua mensagem de fé e esperança, inspira diversas celebrações nas comunidades cristãs. Em As muralhas vão cair, seu vigésimo livro, Padre Reginaldo Manzotti, conhecido como o sacerdote que arrasta multidões, recupera o episódio bíblico para falar ao público sobre o poder da vida de oração. Ao longo do texto, além de conduzir os leitores por uma viagem ao mundo do Antigo Testamento, o autor explica a eles como encontrar a força necessária para enfrentar obstáculos que surjam em seus caminhos.
“O Êxodo não é simplesmente um fato do passado: vivemos um êxodo permanente em nossas vidas, tendo de lidar o tempo todo com as dificuldades da trajetória, o que inclui inúmeros tropeços, dúvidas e tentações”, diz. “Minha intenção aqui é ajudar a identificar, na sociedade atual, tanto a lista de muralhas que nos aprisionam quanto as medidas concretas que podemos tomar para derrubá-las de uma vez por todas, de modo a seguirmos sempre em frente, sabendo que o Senhor não nos abandona. ”
As muralhas vão cair funciona, então, como um guia espiritual para aqueles que, em momentos conturbados, precisam aprender a lidar com a doença, o vício, o desemprego e outras “muralhas” do dia a dia. Por meio desta obra, Padre Manzotti, sempre de forma acolhedora, ajuda os fiéis a se aproximarem ainda mais da palavra de Deus para que, assim, consigam alcançar uma existência mais plena e feliz.