As pessoas mais bem-sucedidas e confiantes têm uma tendência comum: maior controle emocional, o que inclui domínio do gerenciamento do estresse. Pensando nisso, a professora de Yoga e empresária Rosane Abude desenvolveu o Yoga nas Empresas. O projeto apresenta programas personalizados de aulas de Yoga voltados para os colaboradores de uma empresa, como ferramenta de autoaperfeiçoamento e promoção de um ambiente mais eficiente e harmonioso.

As aulas são online, ministradas ao vivo pelo aplicativo Zoom e podem ser programadas conforme a disponibilidade da empresa. De acordo com Rosane, “as aulas são elaboradas exclusivamente para o grupo de colaboradores, com o intuito de oferecer uma experiência única e completa em cuidado com a mente e o corpo, e priorizando a saúde psico-corporal, tudo nas próprias dependências da empresa”.

A proposta do Yoga nas Empresas é ampliar o espaço corporativo e transformá-lo em um local de relaxamento e meditação, o que, segundo Rosane, se faz ainda mais necessário em um país no qual 19 milhões de pessoas sofrem de ansiedade e 12 milhões tem depressão. “As empresas precisam investir no bem-estar mental, físico e emocional da sua gente da mesma forma que investem em inovação pesquisa e desenvolvimento”, afirma.

Ainda de acordo com a professora, “o estresse impacta a economia imensamente, reduzindo a produtividade e aumentando o custo com a saúde”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estresse no mundo gera um custo de U$ 7,8 trilhões. Já no Brasil, o custo do estresse é de US$ 80 bilhões ao ano, o que representa 4% do PIB. “Já é comprovado cientificamente que a Yoga colabora para a redução do nível de estresse e seus mecanismos auto reguladores são essenciais para a manutenção da saúde psicológica”.

Através do Hatha Yoga, a linha mais tradicional, Rosane busca proporcionar mais saúde e bem-estar aos funcionários, elevando os índices de satisfação no trabalho e, por consequência, melhorando o ambiente e o humor na empresa. Entre os principais benefícios, a prática do Yoga aumenta a atenção, melhora o aprendizado e a criatividade, aumenta a percepção de si mesmo, reduz o nível de estresse, previne LER e dores nas costas, melhora o bem-estar geral, promove o estado de pertencimento e ajuda a dar maior significado à vida. “Fisiologicamente, a meditação representa o profundo relaxamento do sistema nervoso autônomo. Com o tempo de prática, a técnica é capaz de produzir um nível de ondas cerebrais ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória”, destaca Rosane.