O verão chegou e, junto com ele, o período de festas de fim de ano, férias e muitas mudanças na rotina. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros, os maiores vilões da qualidade de vida. A gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Maria Adelia Almeida Meneses, explica que uma alimentação saudável e equilibrada é uma tarefa que deve ser cumprida durante o ano todo, “porém, no Verão, devemos ter um cuidado especial em virtude das temperaturas mais elevadas levarem a uma maior perda de líquidos e minerais, devido à transpiração excessiva”. Então, além de ajudar aqueles que desejam entrar em forma, escolher os alimentos certos vai deixar o corpo mais preparado para enfrentar o calor.
“Dessa forma, deve-se ter uma boa hidratação com maior consumo de água, chás gelados, sucos naturais e líquidos em geral, em especial a água de coco, considerado isotônico natural, além de refeições mais leves à base de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, carnes brancas de peixes e aves, carnes vermelhas magras, evitando frituras e alimentos gordurosos”, destaca a médica. Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.
E quando o assunto é alimentação saudável, as frutas desempenham um papel fundamental. “As frutas devem compor uma alimentação balanceada sempre, pois como se sabe, são fontes de vitaminas, como C, A, B, minerais e fibras. No Verão, em função não apenas do calor, mas também da maior prática de exercícios físicos, recomenda-se o consumo daquelas com maior proporção de água em sua composição, em função de sua alta capacidade de hidratação”, afirma Maria Adelia. Então, a dica é abusar de frutas como: melancia, melão, abacaxi, laranja, limão, tangerina, morango, pêra, entre outras.