Com origem no vocabulário yorubá, a palavra Omí significa “água” e remete ao sentido de fecundidade, geração da vida. Este também será o nome do novo restaurante do Fera Palace Hotel, que tem conceito assinado pela premiada dupla de chefs soteropolitanos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. O ambiente passou por uma renovação conceitual e será relançado, no próximo mês de março, com uma nova ideia e direção, seguindo todos os protocolos de segurança em função da pandemia.
Instalado na tradicional rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace já mantinha proximidade geográfica com a Baía de Todos-os-Santos, mas agora, com a chegada do Omí, essa baía que é sinônimo de beleza, riqueza cultural e diversidade vai estar ainda mais presente no cotidiano dos hóspedes e visitantes do Fera.
“Eu tenho enraizado na minha trajetória essa ligação com o mar. Por formação e paixão, escolhi fazer essa homenagem à Baía de Todos-os-Santos. Vamos trazer um alinhamento entre simplicidade e valorização dos insumos oriundos dessa região que é de uma riqueza enorme”, explica o chef Fabricio Lemos, que se formou na tradicional e renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e tem consistente experiência com as cozinhas mediterrânea, italiana, francesa e espanhola.
Proprietário do Fera Palace Hotel, o empresário Antonio Mazzafera vê com boas expectativas mais um novo momento do hotel que já tem forte relação com a capital baiana. “É mais um projeto promissor que o Fera inicia e que nos enche de felicidade. Firmar parceria com o Fabrício e a Lisiane, dois chefs altamente reconhecidos, que trazem um repertório de experiências muito bem sucedidas aqui Brasil é também uma forma de presentarmos Salvador com um restaurante à altura do potencial que tem essa cidade”.
Como o próprio nome e o conceito do Omí sugerem, os frutos do mar e pescados serão os capitães do menu, mas também há espaço para carnes e opções para os vegetarianos e veganos. No preparo dos pratos serão aplicadas técnicas da cozinha mediterrânea, que é uma das especialidades do chef.
*Menu*
Para começar, estão entre as opções de entrada, por exemplo, lula e polvo crocantes com aioli de páprica ou croquete de carne de panela com o famoso fumeiro de Maragogipe. Na sequência, entre os pratos principais, pode vir uma lagosta, para ser compartilhada, ao molho bernaise, acompanhada por nhoque com porcini gratinado. Um exemplo de prato que tem o fruto do mar como destaque, reforçando a tradição local, mas traz ainda elementos das cozinhas italiana e francesa.
Ainda segundo o chef Fabrício Lemos, é parte do conceito do restaurante trazer o que ele define como “o frescor do alimento direto do mar para a nossa mesa”. A doce parte final do momento vem assinada pela chef-pâtissière Lisiane Arouca, que além de sócia é esposa do chef Fabrício Lemos. Ficou a cargo de Lisiane, que já assinou o menu de sobremesas em tradicionais restaurantes da capital baiana, a construção do cardápio dessas delícias no Omí.
Da entrada ao prato principal, o Omí terá outra particularidade. As cerâmicas onde serão servidos os pratos foram produzidas artesanalmente pelo Atelier Buriti, da ceramista Beatriz Godoy. As peças foram criadas em consonância com o conceito do restaurante e serão mais um elemento a ser apreciado nas mesas do Omí.
O leque de renovações se estende também para o lobby bar do Fera. O ambiente, também sob o comando de Fabrício Lemos, terá o mesmo conceito aplicado no restaurante e um cardápio exclusivo, com opções como um hambúrguer feito com peixe. Para o lobby bar, foram pensadas comidas mais rápidas, mas não menos elaboradas. A carta de drinks vai ser assinada pela cachaciere e bartender Isadora Fornari.
*Valorizando a tradição*
Grande parte dos insumos que vão dar vida aos pratos do Omí têm origem na própria Baía de Todos-os-Santos. Um dos principais fornecedores será a Cooperativa de Pescadores e Marisqueiras de Vera Cruz, a Repescar. Conhecido de velha data do chef Fabrício Lemos, esse grupo de homens e mulheres que fazem do mar sua casa e fonte de sustento serão parte importante da mais nova cozinha do Fera Palace.
Essa valorização de elementos culturais da Bahia é uma marca do Fera Palace desde a sua chegada a Salvador e para Antonio Mazzafera é um caminho que deve continuar sendo seguido no novo projeto. “O Fera sempre manteve esse diálogo próximo com a identidade da Bahia e não poderia ser diferente. Agora, com o lançamento do Omí, onde temos a parceria com chefs renomados, o Fera segue no seu propósito de valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferece, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o hotel”, comenta o empresário.
*Conhecendo os chefs*
Responsável pelo Omí, Fabrício Lemos tem uma larga experiência gastronômica dentro e fora do Brasil. Nos Estados Unidos, onde se formou, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Flórida. Em Salvador, além de ter criado o conceito e trabalhado em tradicionais restaurantes da capital baiana, comanda atualmente dois projetos próprios, os premiados restaurantes Origem e Orí, nos quais também mantém parceria com a sócia e esposa, chef Lisiane Arouca.
Premiado, Fabrício já recebeu o título de título de Chef do Ano da revista Veja Comer & Beber Salvador, em 2014. No ano seguinte recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado, onde era chef na época, pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017 repetiu o feito e foi mais uma vez escolhido Chef do Ano pela Veja Comer & Beber Salvador.
Também soteropolitana, Lisiane Arouca é formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. Foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2019 foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano, da revista especializada Prazeres da Mesa.
*Sobre o Fera*
Localizado à Rua Chile – a primeira Rua do Brasil – situada no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace Hotel foi inaugurado em 2017. O edifício construído em 1934 em estilo Art Deco dispõe de 71 apartamentos e 10 suítes que atendem a gostos variados. Um dos grandes destaques é a piscina de borda infinita no rootop com vista para a Baía de Todos-os-Santos. O hotel oferece a mais alta tecnologia em suas salas multiuso para eventos sociais e corporativos além de ter capacidade para 300 pessoas no salão de festas.