O “Encantado” se baseia em fatos que marcaram o movimento Sebastianista. Com direção de Edinilson Motta Pará e trilha sonora original, executada ao vivo pelo músico Igor Reis, o ator Ricardo Stewart transita por diversas personagens da cultura sertaneja. A trama está ligada aos acontecimentos históricos ocorridos no século 19, em Pernambuco, nos quais líderes messiânicos pregavam vida próspera para o povo do Sertão. Nessas localidades, comunidades eram formadas com centenas de pessoas comandadas por esses beatos, pregando que o rei português Dom Sebastião (morto no século 16 em batalha contra os mouros) ressuscitaria ali trazendo riqueza e prosperidade para os mais pobres e necessitados. Sendo assim, seria criado um reino encantado, liderado pelo monarca. Revivendo, assim, a lenda lusitana sobre o rei que retornaria para restaurar a soberania do Império Português, livrar o povo das mazelas, distribuir riqueza e terras, enriquecer os pobres e libertar os negros da escravidão. O espetáculo estreia em novo formato virtual e será apresentado nos dias 10, 17 e 24 de março, sempre às 20h, através do facebook https://www.facebook.com/canduraseartes e do www.youtube.com/canduraseartes Antes de cada apresentação, o elenco, direção e equipe técnica expõem breves relatos sobre o processo.
Dom Sebastião foi um Rei português, morto em 1578, aos 24 anos, ao se lançar numa Cruzada, rumo ao Marrocos, na tentativa de converter mouros em cristãos. Porém, acaba desaparecendo na Batalha de Alcácer-Quibir. Seu corpo nunca fora encontrado.
A dramaturgia do espetáculo se constrói a partir de informações coletadas, principalmente, na obra Memória sobre o Reino Encantado na Comarca de Villa Bella, de Antonio Ático de Sousa Leite; primeiro registro escrito sobre os acontecimentos da Pedra Bonita. Também nas citações sobre os fatos presentes nas obras da literatura brasileira, como O Reino Encantado: Crônicas Sebastianistas, de Tristão de Alencar Araripe Jr.; Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de Ariano Suassuna; Pedra Bonita, de José Lins do Rego, além de relatos de historiadores e artigos de pesquisadores.
As apresentações on-line do espetáculo “O Encantado” integram a programação do projeto “O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião”, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.