O encontro do Baiana System com os lendários Antonio Carlos & Jocafi na faixa “Água” – presente no álbum “O futuro não demora” de 2019 – vai ganhar o mundo em nova versão no EP lançado pela gravadora americana Razor-N-Tape. A música ganhou quatro remixes feitos por Diogo Strausz (BR), Jimpster (UK) e JKriv (US) com lançamento mundial em maio. O primeiro single (de Diogo e JKriv) chega hoje (9) nas plataformas digitais com uma moderna mistura Rio – Nova York. Claro que tudo isso vem temperado com a brasilidade e dendê que o Baiana traz.

A ideia principal foi misturar o suingue do Baiana com a pista. “Eu ouvia uma intenção de Maracatu na maneira como o Russo divide a melodia da música. Daí a ideia de completar a mistura adaptando a clave do Maracatu para outros elementos, como o baixo, e jogar na pista”, explica Diogo. Ele e Beto Barreto, guitarrista do Baiana System, já vinham conversando e trocando demos há algum tempo. “Daí este projeto uniu algo de inusitado que era o que todos nós queríamos: um som Brasileiro contemporâneo e dançante”, revela o produtor

Diogo destaca que os remixes de “Água” vão ser importantes para ajudar no entendimento do público fora do Brasil sobre o tipo de música que fazemos atualmente. “Tenho sempre a impressão de que o imaginário do público não-brasileiro continua se pautando na música que foi feita a 40 anos atrás. E o Baiana, tanto nas versões originais quanto nesses remixes, pode nos ajudar a explicar melhor que tipo de música está sendo produzida aqui. O remix facilita isso, uma vez que já propõe mais lugares onde a música será tocada”, afirma.