O Instituto Cervantes exibe no próximo dia 29 de abril, durante o tradicional Festival baiano VIVADANÇA, quatro obras que fazem parte do Festival Internacional de Cinema, Dança e Novos Meios – Fiver, uma mostra audiovisual com produções de prestigiados artistas espanhóis e latino-americanos. As apresentações são gratuitas através do YouTube do VIVADANÇA, e ficam disponíveis durante 48h. (Confira programação abaixo). A data escolhida para a estreia das exibições, 29 de abril, vai oportunizar uma celebração ao Dia Internacional da Dança.
Com curadoria de Samuel Retortillo, diretor do festival espanhol, a Mostra Fiver entra na programação do VIVADANÇA Festival Internacional 2021 para oferecer um olhar atual sobre a dança audiovisual criada a partir de um processo colaborativo durante o confinamento sofrido em 2020. Serão exibidas quatro peças de cine-dança criadas por realizadores espanhóis: One Second Everyday; Subterránea; Cuerpo a cuerpo 2.0; e Wine or Grape?.
E é o diretor do Fiver, Samuel Retortillo, quem participa do projeto Intercâmbios, que também integra a programação do VIVADANÇA, reunindo profissionais em bate-papos para refletir sobre os desafios impostos pelo formato online e pela pandemia. O encontro virtual de Retortillo será com Leonel Brum, curador e diretor do Festival Dança em Foco (Fortaleza), no dia 1º de maio, a partir das 17h, através do YouTube do Instituto Cervantes (link abaixo).
Mediada pela curadora e diretora do VIVADANÇA, Cristina Castro, a conversa entre os dois vai pautar aspectos gerais que têm caracterizado os diferentes tipos de discurso audiovisual em que a dança ocupa um lugar central, bem como sobre as diferenças, linguagens e semelhanças do videodança compartilhados entre Brasil e Espanha.