O projeto ‘Conexão ABAP: futuro e mercado’ iniciado em 17 de março, terminou nesta quarta-feira (28). Com quatro encontros, as lives reuniram nomes como Adriana Machado, Duda Lomanto, Antônio Lino Pinto e Pedro Tourinho. O evento, exclusivo para associados, foi realizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Bahia.
Adriana Machado, presidente da ABAP-MG e cofundadora da Tom Comunicação, foi a primeira convidada a palestrar no projeto. No dia 17 de março, Adriana abordou o tema “Percepção de valor da publicidade e formatos de remuneração” e levou uma reflexão sobre o valor do serviço que as agências prestam e que essa discussão precisa ser refletida no modelo de negócio. Também houve uma reflexão para que as agências passem a entender que é preciso mostrar que seus serviços são melhores do que o cliente faria e compreender como cobrar por isso.
A segunda live, realizada no dia 31 de março, contou com Duda Lomanto que é diretora do Trabalho e Empreendedorismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda na Prefeitura de Salvador. Com o tema “Liderança e Gestão de Pessoas”, Duda Lomanto reforçou a importância de entender o conceito de vulnerabilidade. Ela também ressaltou que os líderes devem compreender a individualidade de cada componente da sua equipe, como saber trabalhar com cada um e saber a importância de trabalhar em time. O processo de liderança também foi citado, pontos como inspirar, conhecer os valores que a equipe constrói, conhecer as histórias de cada um e enfrentar conflitos saudáveis foram citados.
O sócio da Viramundo Consultoria e Gestão, Antônio Lino Pinto, foi responsável por abordar a “Gestão de agências de propaganda” no dia 14 de abril. Antônio também é diretor da Associação das Agências de Propaganda do Brasil (Fenapro), Associação dos Profissionais de Propaganda do Brasil (APP), Confederação Nacional da Comunicação Social (CNCOM) e Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-SP). Antônio Lino explicou que a gestão é questão de sobrevivência, ela é construída por meio de tempo, dedicação, paciência e liderança, mas não se delega. Para ele, a gestão ajuda na melhoria de resultados, conforto, perpetuação e boa vontade. O motivo de quebras das empresas também foi citado durante a palestra: para Antônio Lino, a falta de planejamento prévio, gestão deficiente e comportamento empreendedor pouco desenvolvido são alguns dos pontos a serem refletidos. Outro ponto reforçado foi a relação entre sócios, que devem se unir para estabelecer metas, estar de acordo com os pontos de vista e entender suas responsabilidades.
Pedro Tourinho fundador da MAP Brasil e da Soko foi o convidado desta quarta-feira (28) e abordou “Disrupção, inovação e novos modelos de agências”. Durante a palestra, Pedro disse que muitas agências não estão formando profissionais para o mercado atual e desmistificou processos padrões de perfis profissionais. Ele explicou que montou uma agência de recrutamento para atender as demandas de suas empresas, definiu novas formas para recrutar e reforçou a importância da diversidade no ambiente de trabalho.
Pedro reforçou que a diversidade é importante para a cultura da empresa, cada profissional é único e que as agências devem investir nisso. A cultura da empresa também foi enfatizada neste momento, pois para o empresário, a diversidade a compõe. Pedro também abordou o fato de sua agência não ter problemas de adaptação ao home office, uma vez que isso foi instaurado há cinco anos. Ele não vê a necessidade de retomar o trabalho presencial no momento, por mais que a vacina atenda a todos. Sua agência cresceu diante desse cenário e não houve dificuldades no andamento de trabalho.