Alguém ainda se lembra que havia um mundo pré-digital, sem stories no Instagram, sem dancinhas no TikTok e sem áudios (muitos áudios) no Whatsapp – agora até acelerados? Neste período, que não é a época das cavernas, as marcas seguiam o caminho da mídia paga. Os grandes conglomerados de comunicação eram capazes de reunir em torno de si níveis altíssimos de atenção das mais diversas audiências. Com isso, se uma marca desejava se comunicar, comprava o espaço e a oportunidade de chamar atenção.
A internet e a sociedade cada vez mais hiperconectadas tornou o ecossistema de mídia mais complexo. A atenção está disseminada, não mais concentrada apenas em poucos veículos, mas dividida entre canais, streamings, youtubers, influencers, blogs etc. Fazer uma marca ser notada é um desafio cada vez mais e desafiador. Nunca foi tão difícil chamar a atenção. Para falar sobre este momento e os novos tipos de mídia que se consolidam neste cenário, a ABMPTalks recebe o Head de Branding e Conteúdo da Sanar, startup baiana que ganhou o Brasil com soluções para jornada dos médicos e profissionais de saúde. Giácomo Degani é especialista em comunicação e marketing digital com 10 anos de experiência na área e já coordenou o digital de campanhas presidenciais no Brasil e no Uruguai. “Vai ser um papo legal. A ideia é detalhar, na prática, o que ouvimos cada vez mais falar, incluindo links sobre conteúdo relevante e construção de comunidades e engajamento”, aponta.
Com a mediação de Mel Oliveira, COO e fundadora da Agência Converse, a Live vai trazer conceitos e exemplos dos novos tipos de mídia que se consolidaram, para além da Mídia Paga (paid). São elas a Mídia Proprietária (owned) e a Mídia Adquirida (earned). As startups já nascem com esta consciência? Como as grandes marcas estão dividindo esforços nestas diferentes mídias? Qual a tendência daqui para frente? O papo está marcado e você já tem o convite em mãos para acompanhar no Instagram da ABMP (@abmpbahia) nesta terça-feira, 6 de julho, 18h.