Foi dirigindo intermináveis quilômetros, entre barro, lama e muita areia, para atuar como bióloga, especialista em geoquímica e meio ambiente, em diversas cidades do Brasil, que a paulista Luciana Bacaicoa, radicada em Salvador há 22 anos, descobriu sua paixão pelo offroad e rally. As modalidades esportivas radicais automobilísticas realizadas fora da estrada, distante dos centros urbanos, passaram a fazer parte da vida da atleta amadora em 2005 e, de lá para cá, ela acumula incontáveis experiências em expedições e competições, além de muito conhecimento técnico sobre os carros específicos para participar dos eventos. A esportista está em contagem regressiva para viajar para Natal, Rio Grande do Norte, onde participará, pela quinta vez, da expedição do Rally dos Sertões, que terá início na próxima terça-feira (10), com duração de 10 dias, como representante do Triton 4×4 Club, o maior clube da L200 Triton da Mitsubishi, para percorrer os quase 3 mil Km da prova (além dos 3 mil Km que rodará na sequência, por sua conta).
Representando a Bahia, já que Luciana escolheu Salvador como lar, ela é uma das poucas mulheres a marcar presença nessa edição do maior rally das Américas, que promete intensos desafios em meio à natureza e muito 4×4. Nos dois últimos anos, a esportista fez parte do grupo de pessoas convidadas da montadora Mitsubishi para testar os carros de apoio do Rally dos Sertões, percorrendo alguns trechos que os atletas profissionais correm, explorando a natureza, superando limites e compartilhando experiências ao lado de amigos e familiares, em rotas que não seriam possíveis de se conhecer através do turismo convencional. Em seu curriculum, Luciana acumula experiências sobre rodas nos quatro cantos do país, entre elas, a famosa expedição da Travessia Transamazônica Challenge, onde ela e outra participante consagraram-se, em 2013, como as primeiras mulheres dos grupos baianos de offroad a participar dessa expedição com um grupo de homens. Além de Amazônia e a Serra do Sol, a atleta amadora conseguiu acampar em frente ao Monte Roraima, na grande Savana venezuelana, ao lado de mais duas mulheres.
Para atravessar os incontáveis obstáculos, exercitar sua força física e mental, atolar em lamaçais e sair deles, dormir em barracas dentro da natureza ou em cima do carro, atravessar grandes rios e passar por pontes intermináveis em sua nova aventura, Luciana contará com o apoio, incentivo e dedicação de seu marido, Deoclécio Graciano, que sempre a acompanha em suas trilhas sobre 4 rodas e que também tem muitas histórias para contar, especialmente a que eles se conheceram e se apaixonaram no grupo de offroad, que participam e estão juntos há 11 anos. Além de compartilhar experiências, Luciana recebe diversas mensagens de mulheres em suas redes sociais, nas quais ela mostra a sua rotina no esporte, entre elas, como ingressar no esporte, dúvidas sobre a funcionalidade do carro, como é vivenciar a logística da competição em uma expedição e o desafio de viajar em equipe em ambientes extremos. Ao pegar experiência no 4×4, os trabalhos de campo ficaram mais fáceis e seguem com a emoção da modalidade a bordo do seu carro batizado de Smurf, uma Triton da Mitsubishi, na cor azul, completamente equipada e preparada para diversas aventuras e muita diversão.