Somos um país formado por 100 milhões de afro descendentes. Gente de todos os cantos do Brasil, que deseja se ver representada nas telas. A era é de visibilidade afirmativa.
Nas mãos de grandes representantes da cultura negra no Brasil, o portal UOL apresenta uma série documental em formato de programa de variedades, que fala sem filtros, com esses brasileiros, oferecendo algo contemporâneo e à frente do nosso tempo: Preto a Porter.
A nova série do UOL, resgata a realeza negra em cinco episódios temáticos, saudando a herança deixada pelos povos africanos ao Brasil. Mostra também, que essa conexão ancestral, está muito além da senzala ou da cozinha. Está cada vez mais em lugares de destaque e poder.
Criada e dirigida pelo diretor Rodrigo Pitta, o show é capitaneado no estúdio por Helio de La Peña, mas traz, além do ex Casseta & Planeta , influencers da nova geração do movimento negro brasileiro: o fotógrafo e influencer digital Roger Cipó, a apresentadora, empreendedora Neyzona e a historiadora e professora Caroline Sodré.
Com entrevistas filmadas em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Los Angeles, a série apresenta um desfile de convidados especiais ao longo dos episódios, personalidades pretas que dão vida e diferentes cores aos temas.
Nomes como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Ícaro Silva, Benedita , a promotora de justiça Lívia Vaz, Padre Lázaro, Preta Gil, Nara Gil, Vovô do Ilê Aiyê, Icaro Silva, o artista plástico Alberto Pitta, Jair Oliveira, a chef de cozinha Dadá, Uran Rodrigues, Carlinhos Brown, Chico Brown, Bruno Gagliasso, Adriana Varejão, Luciana Mello, Mart’nália, os antropólogos Paulo de Jesus e Jamile Borges passam pela tela de Preto à Porter.
Também tem a presença de convidados anônimos de diversas profissões – advogados, médicos, antropólogos, políticos, empresários e engenheiros – que contam suas histórias e pontos de vista em cada um dos episódios.
A música de abertura que leva o mesmo nome da série, Preto à Porter, foi lançada pelos Gilsons em todas as plataformas musicais no mês de julho, uma parceria com o criador da série e compositor Rodrigo Pitta.
Preto à Porter contou com a colaboração e consultoria de personalidades do universo preto atual como o mestre em letras e jornalista Dodô Azevedo, o sociólogo e historiador Rodrigo França e o dramaturgo vencedor do Prêmio Shell Adalberto Neto.
A série foi produzida pela MOV, produtora de conteúdo do Uol e pelo coletivo de entretenimento internacional TEAM O!. Coletivo que foi responsável pelos sucessos da instassérie “Alta Sociedade Baixa”, filmada à distância durante a pandemia e vista por mais de 20 milhões de brasileiros no IGTV Instagram e da turnê internacional “Made In Brazil”da cantora Anitta ( Rock in Rio Lisboa, Royal Albert Hall Londres, e Le Trianon em Paris).