Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Salvador Shopping e o Salvador Norte promovem, até o fim do mês, ações que buscam valorizar a história negra e contribuir para as discussões de combate ao racismo. A partir desta quinta-feira, dia 18, estará em cartaz a Exposição Existências: Sejamos Voz, Escuta e Coragem, com fotos e vídeos de dez mulheres pretas de diferentes gerações. São narrativas sobre identidades, enfrentamento ao racismo, processo de empoderamento e ancestralidade.

“A proposta é a escuta de histórias de mulheres pretas “comuns”, que queiram nos contar algo sobre sua vida, profissão, família, relações, dificuldades, conquistas, enfim, o que elas quiserem colocar no mundo através de suas vozes e assim relacionar os impactos, reflexos e heranças de nossa ancestralidade em nós”, explica a idealizadora da mostra Suzana Coelho, coordenadora de Serviço Social da UNIFACS e assessora técnica da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres Infância e Juventude. No Salvador Shopping, a exposição gratuita segue até o dia 30, próximo à Centauro (piso L2) e, no Salvador Norte, até dia 24, próximo à C&A (piso L2).

No dia 19 de novembro, o ator baiano Érico Bras e a titular da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fábya Reis, realizam um bate-papo sobre o tema “Ser Negro no Brasil”. A ação é parte do Projeto Negritudes e, acontece, das 9h30 às 11h30, no Piso L3, do Salvador Shopping, próximo à Perini. O evento é gratuito com vagas limitadas.