A JAM no MAM finaliza sua temporada 2021 neste sábado (11/12) com uma jam session on-line transmitida ao vivo do Parque das Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. A sessão de despedida (a décima do ano) terá a participação especial do tecladista, compositor e arranjador Luizinho Assis, que se une a uma banda Geleia Solar formada por dez artistas que vêm construindo a sonoridade das performances virtuais da JAM nos últimos meses. Sem público presencial, a JAM no MAM deste final de semana terá transmissão aberta no canal da JAM no YouTube (https://youtu.be/9Rto7w9Adrg), das 18h às 21h.
Foram realizadas nove sessões da JAM no MAM desde julho de 2021, quando teve início a temporada apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Cada uma das jam sessions foi transmitida on-line e permanece disponível ao público no canal da JAM no YouTube. Até este momento, os vídeos já foram conferidos por quase 30 mil pessoas, contabilizando um total superior a dois milhões de visualizações em mais de 200 vídeos musicais disponibilizados no canal da JAM.
Esses números apontam uma métrica relevante e em constante progressão, além de representar um registro importante para a história da música instrumental baiana. Apesar de não contar com o calor do público presencial, as transmissões dirigidas por Sofia Federico e Kico Povoas vêm mantendo o clima de imprevisibilidade e improvisação que é a marca da JAM no MAM, sempre com participações especiais de músicos convocados e de comentários ao vivo do público, através do chat no YouTube.
A sessão desse sábado terá no palco, além de Luizinho Assis, terá em cena Alana Gabriela (percussão), Alexandre Vieira (baixo acústico e elétrico), Bruno Aranha (piano elétrico), Fernando Miranda (trompete), Gabi Guedes (percussão), Ivan Huol (bateria e direção artística), Jordi Amorim (guitarra), Lorena Martins (bateria), Lucas Declier (sax alto e flauta) e Matias Traut (trombone). A JAM é realizada pela Huol Criações, com direção artística de Ivan Huol e coordenação de produção de Cacilda Povoas. Tem apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e Prodeb.