Trabalhar, estudar, cuidar da casa e dos filhos, a mulher desempenha diversos papéis no seu dia a dia. Considerando o estilo de vida, percebe-se o quanto é complicado para ela cuidar de si diante dessas e de tantas outras demandas que são colocadas à frente do autocuidado.
Adotar hábitos como, a prática regular de atividade física, manter peso corporal adequado, evitar consumo de cigarro e bebida alcoólica, bem como ter uma alimentação saudável, podem ajudar a amenizar sintomas da TPM, menopausa e reduzir o risco de doenças como o câncer de mama.
“As pessoas estão desembalando mais e descascando menos. De imediato esta prática pode parecer mais vantajosa porque economiza tempo. Entretanto, a longo prazo, o resultado pode ser perigoso. Alimentos ultraprocessados são ricos em sódio, gorduras e açúcares que podem contribuir para o ganho de peso, condição que prejudica a saúde. Além disso, são pobres em nutrientes e a deficiência pode acarretar em diversos prejuízos à saúde física e emocional”, explica a nutricionista e fisioterapeuta dermato-funcional Carolina Dias, da Clínica Carolina Dias.
Ainda de acordo com a nutricionista, a alimentação saudável deve ser planejada com nutrientes de todos os grupos alimentares. “É importante respeitar a individualidade de cada mulher para promover a saúde e a longevidade. A rotina alimentar em número de refeições e a diversidade de elementos no prato são importantes para garantir o consumo nutricional adequado”, complementa.
No mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, a celebração se estende para toda vida. Para promover a saúde e bem-estar feminino, a nutricionista Carolina Dias listou alguns alimentos benéficos para a saúde das mulheres:
· Vegetais verde-escuros;
· Oleaginosas;
· Chocolate meio amargo;
· Frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina;
· Salmão;
· Soja;
· Lentilha;
· Cereais integrais;
· Ovos.