Em visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o secretário de Turismo e Lazer do Município de Maraú, Leonardo Levita, reuniu-se, nesta quarta-feira (9.03), com os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia, respectivamente, Marcus Presidio e Plínio Carneiro. O secretário municipal obteve, dos dois conselheiros-presidentes, diversas informações sobre procedimentos e medidas que devem ser tomadas para que a prestação de contas públicas seja feita de forma correta e transparente.
Na avaliação do secretário municipal Leonardo Levita, a visita é de grande importância para colher informações que deixem claro como se deve fazer a gestão dos recursos públicos e ainda a prestação de contas. “A região de Maraú é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Precisamos buscar investimentos, por meio de convênios e parcerias, e entender melhor como funcionam esses trâmites para fazer a gestão dos recursos de forma correta”, explicou o secretário.
Durante a reunião, o presidente Marcus Presidio destacou o papel orientador exercido pelo TCE/BA, citando como exemplo o curso Gestão e Controle dos Convênios Administrativos, ocorrido nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano. “O curso teve como objetivo principal orientar os gestores públicos municipais em relação aos convênios celebrados para a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas. Representantes da UPB nos procuraram, junto à Conder, e os dois Tribunais de Contas organizaram o curso para orientar os gestores sobre a execução e a prestação de contas. E foi um sucesso”, salientou Marcus Presidio.
Na opinião do presidente do TCM/BA, a grande meta dos órgãos de controle está na orientação ao gestor. “O intuito maior é orientar. Não é apenas fiscalizar e punir. É orientar para dar um bom resultado à sociedade. Se nós orientamos os gestores e o município consegue executar sem precisar parar suas obras e serviços, a grande beneficiada será a sociedade. E creio que esse seja o nosso principal papel: orientar os gestores para dar o melhor resultado à sociedade”, concluiu Plínio Carneiro.