No Dia Mundial da Criatividade, celebrado na última quinta-feira (21), foi realizada a primeira edição do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade) em Salvador (BA) entre os dias 20 e 22 deste mês. O cofundador da Confraria do Empreendedor, Diogo Garcia, foi uma das vinte atrações do evento. Em uma talk presencial na capital baiana, ele abordou sobre as alavancas necessárias para fomentar ecossistemas empreendedores.
“Para que realmente funcionem, os diversos players dos ecossistemas de empreendedorismo devem trabalhar de forma cooperativa e interdependente a fim de fomentar a capacitação de pessoas, investimentos e conexões que gerem negócios entre corporações, startups, PMEs e apoio de órgãos públicos e entidades de fomento. E claro, não falte apoio para a execução de ideias que possam resolver problemas da sociedade de forma criativa e inovadora” afirma Diogo.
O público que esteve presente na apresentação viu que há um fator fundamental que faz com que toda essa engrenagem funcione: pessoas. São elas que fazem os negócios se movimentarem. “Não basta apenas financiar o ecossistema, é necessário que as pessoas também estejam engajadas nele”.
Durante sua palestra, Diogo mostrou também sobre a importância da colaboratividade para o desenvolvimento dos ecossistemas empreendedores, que nada mais são do que grupos de pessoas com objetivos que se conectam. Como exemplo, trouxe a Confraria do Empreendedor, criada há seis anos por três pessoas com o objetivo de troca de experiências para ajudar quem empreende e hoje conta com mais de 1500 pessoas, se tornando uma das mais relevantes comunidades de empreendedores de alto impacto do Brasil e em Portugal.
Garcia afirma que independente do propósito – seja de impactar uma comunidade local ou até mesmo “mudar o mundo” – a ideia não precisa necessariamente partir de um grande grupo, mas sim de um grupo que esteja focado neste objetivo, independente do seu tamanho.
A primeira edição do World Creativity Festival foi realizada na semana em que acontece o Dia Mundial da Criatividade. O evento foi idealizado por Lucas Foster e teve como objetivo fazer circular a produção da economia criativa em Salvador com histórias inspiradoras e palestras sobre como desenvolver soluções criativas para o mercado de negócios nos dias de hoje.