Duas cidades da Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, foram selecionadas como local de gravação para o programa de culinária do canal a cabo GNT “Tempero de Família” e para o documentário “Dagmar, Filha do Barro”, que conta a história de uma artesã belmontense. Essas cidades têm recebido investimento cultural, turístico e projetos residenciais de alto luxo da Katz Construções, empresa mineira que viu, na Costa do Descobrimento, um paraíso que precisa ser redescoberto pelos brasileiros.

Rodrigo Hilbert, apresentador do “Tempero de Família”, foi quem escolheu Santo André como local de gravação para a nova temporada da série gastronômica do GNT. Com natureza exuberante, praias desertas e ótimos restaurantes, o vilarejo é um paraíso e refúgio natural ainda pouco conhecido, ideal para descansar e conhecer a gastronomia local. O apresentador, que visita frequentemente a vila, revelou sua paixão pelo local à jornalista e empresária Léa Penteado, em uma entrevista: “Conheço muitas praias belíssimas em várias partes do Brasil e no exterior. Mas a vila de Santo André tem algo que me tocou e que não sei explicar”.

Cerca de 40 km ao norte, em Belmonte, a história de Dagmar Muniz de Oliveira, famosa artesã da região, virou um curta documental pelas mãos dos artistas e cineastas Denis Rodriguez e Leonardo Remor, da dupla RodriguezRemor. O documentário conta a história de vida de Dagmar, mulher de 86 anos, conhecida nacionalmente por produzir vasos e peças cerâmicas gigantes com a argila do Rio Jequitinhonha, que deságua em Belmonte. “Dagmar, Filha do Barro” tem estreia marcada para julho deste ano no 37º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e conta com o apoio da Katz Construções.