A máxima de que é no inverno que se constrói o corpo do verão está correta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a procura por intervenções cirúrgicas aumenta em até 50% no inverno, resultado da busca por um corpo saudável e mais bonito esteticamente. Entre os procedimentos mais procurados, estão os que delineiam o contorno corporal.
De acordo com o cirurgião plástico da Clínica 40k, especializada em atender exclusivamente o público masculino, Gustavo Mauro, os homens estão lançando mão de procedimentos que têm como objetivo reduzir o acúmulo de gordura localizada, tratar excessos de pele e aumentar o grau de definição muscular. “Para isso, os homens estão apostando nos mais variados tipos de lipoaspiração, plástica de abdome, assim como em técnicas para o tratamento da mama masculina”, afirma o especialista.
Mas, por que realizar procedimentos no inverno? De acordo com Dr. Gustavo, a época é propícia por diversas razões. “Além do desejo de ter um corpo melhor no inverno, o período costuma coincidir com as férias escolares dos filhos (para aqueles que são pais ou ainda estão na rotina de estudos) e o clima mais ameno proporciona maior conforto, uma vez que é necessário o uso de roupas especiais como cintas e macacões para obter o resultado esperado pelos procedimentos”, diz o cirurgião.
Além disso, as menores temperaturas e a incidência de raios UVA e UVB podem ser aliadas dos pacientes, principalmente para aqueles que se submetem a cirurgias de maior porte. “O pós-operatório destes procedimentos pode ser menos desconfortável nesta estação, pois os pacientes apresentam menos sintomas de hipotensão, edemas e coceiras, devido ao uso de modeladores”, revela o profissional que destaca que os cuidados devem ser os mesmos de quem realiza procedimentos em qualquer outra estação do ano.