Na última semana, teve início o projeto Todo Mundo Pode Aprender realizado pela marca Minhoto, que promove aulas de culinária, leitura e escrita durante os meses de julho e agosto para dez alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), em Salvador. O projeto propõe o ensino lúdico a partir da leitura e escrita de receitas que também serão preparadas e degustadas para que os alunos possam aperfeiçoar as habilidades na cozinha, registrar suas próprias receitas e até mesmo empreender.

“Eu sempre cozinhei, mas em casa é diferente. Já perdi oportunidades de emprego por não ter experiência em cozinha de restaurante”, declara Dona Antônia, 50, que retomou os estudos e está animada para melhorar leitura, escrita e as habilidades na cozinha. Assim como seus colegas, ela estuda no Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Parada Franch, que fica no Bairro do Pau da Lima, na periferia de Salvador.

O Chef Jorge Moura, um dos professores de gastronomia junto com a Chef e Jornalista Tairine Ceuta, falou sobre a felicidade de participar desse projeto e ressaltou a importância de ensinar para pessoas que estão empenhadas em aprender, crescer e até mesmo se tornarem Chefs um dia. “Os alunos ficaram encantados com a possibilidade de usar o vinagre Minhoto no bolo. Foi um primeiro momento de muita descoberta dos truques culinários e de experiência com os diferentes sabores. Impressionante como desperta a curiosidade. Na próxima aula, alguns alunos já prometeram trazer ideias para testar comigo e Tairine, e um aluno já me procurou nas redes sociais e confessou o sonho de se tornar um Chef de Cozinha”, conta Jorge.

A Minhoto defende que Todo Mundo Pode Cozinhar, e o projeto Todo Mundo Pode Aprender reúne uma equipe qualificada no desenvolvimento social e profissional de adultos em fase de alfabetização para criar uma forma lúdica de ensinar. O projeto começou em Pernambuco, recebeu duas medalhas de ouro nas categorias “Ação Social e Comunitária” e “Ações Comunitárias e Não Lucrativas” do prêmio Colunistas do Ano, e segue até agosto mudando a realidade de pessoas em Salvador. Os estudantes terão aulas com a professora de Português Wilze Startari,o Chef de Cozinha Jorge Moura, a jornalista gastronômica Tairine Ceuta e estarão sob a coordenação da pedagoga, especialista em arte-educação, Gabriele Ramos.